top of page

Vivência com Padre Rufus Pereira

Dia 10/11/11

Padre Rufus Pereira, indiano, visitou São Paulo através da Canção Nova e foi convidado a celebrar uma missa na Igreja de Nossa Senhora da Penha. O Padre Roger da Canção Nova também estava presente. Pessoas simplesmente sensacionais, com dons desenvolvidos e direcionados para o bem do próximo.

Foi uma experiência muito rica viver este momento com pessoas muito iluminadas, que me proporcionaram uma vivência pessoal de fé neste dia.

Em minha experiência profissional, baseada também na filosofia chinesa, sabemos que o ser humano é um ser integrado: físico, mental, emocional, energético e espiritual. E o aspecto espiritual é tão importante quanto o físico e o emocional; e deve ser desenvolvido e estimulado da mesma forma que os outros aspectos. Somos seres em desenvolvimento e evolução; para sermos cada vez melhores e termos mais equilíbrio é importante termos um espaço em nosso cotidiano para trabalhar cada um.

E falando mais do aspecto espiritual neste momento… Este texto não tem a intenção de fazer uma apologia a uma religião específica, pois toda religião é um caminho proposto de crenças estabelecidas. Estas crenças servem como base para proporcionar ao indivíduo uma experiência de fé. É a fé que nos alimenta o aspecto espiritual, e é ela que deve ser buscada por nós. É o acreditar que existe um Deus, uma Força Maior que nos criou e tem um plano de vida por nós. É sentir esta força te tocando, acolhendo, preenchendo, impulsionando para uma direção e por vezes te curando e libertando.

É a fé que nos torna plenos, ser pleno é estar cheio, tão cheio que transborda. Como diria Deepak Chopra, em “O Efeito Sombra”, tudo que temos em nosso consciente e expressamos em nosso meio, temos o extremo oposto em nosso inconsciente, em nossa sombra, que é uma escuridão que tentamos esconder a todo custo para mantermos uma identidade. Por exemplo, se quero expressar a todos que sou “boazinha”, fazer a vontade de todos antes da minha e até algumas vezes me ferir por isso; no meu inconsciente eu teria uma sombra maldosa, uma vontade de ver o outro tropeçar e que as coisas não deem certo para ele. Deepak diz que apenas o Amor Divino, o Amor Ágape não gera sombra. E realmente, se estou pleno, transbordarei o amor ao próximo, e neste sentido o amor se torna doação, não esperando nada em troca, simplesmente por não haver necessidade.

Na Acupuntura, aprendemos que o Meridiano do Coração é a morada do Shen, morada do Espírito, e se a energia está em equilíbrio, a pessoa sente-se bem, alegre, plena. Em desequilíbrio, agitação, euforia, angústia, decepção.

Seguem abaixo alguns trechos da homilia do Padre Rufus que são referências para boas reflexões:

Qual é o fundamento de nossa fé? Deus é amor. O cristianismo é a religião do amor. E Deus nos amou dando seu único Filho para nos salvar, nos orientar, para termos vida nova e em abundância. Não colocou condições, apenas o amor”.

Deus quer que nós O chamemos de Pai e nos consideremos como irmãos. E como Pai, está sempre ao meu lado, não há solidão. Ele quer que nós sejamos melhor sempre, portanto, nos ensina como Pai.  Deus nos ensina através da Sagrada Família qual o papel esperado de cada um. O homem da família deve ser justo. Justo em grego significa aquele que faz o que é correto. A mulher deve ensinar ao filho o que deve ser feito (como na Bodas de Caná)  e orar por ele sempre aos pés da cruz. E o filho deve se orgulhar de seu pai, mesmo que seja carpinteiro, e ser obediente a eles”.

Só o amor cura. A sociedade precisa de amor, pois há muitas pessoas aprisionadas. Presas pelo medo, pela dúvida, por tristeza… E Jesus veio para salvar os pecadores: Madalena que era prostituta, Paulo que perseguia os cristãos, entre outros”.

Como viver mais o amor em nosso dia a dia? Como sermos plenos deste amor? A ponto de algum dia dizer: “não sou mais eu que vivo, é Cristo que vive em mim”?

Marcela Jacob

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page