top of page

Terapia Manual

Na Fisioterapia é comum ouvirmos falar a respeito da terapia manual, técnica muito utilizada nas disfunções músculo-esqueléticas e que traz muitos benefícios para o tratamento do paciente.

Existem muitas formas de se utilizar este método como: mobilização articular (movimentos oscilatórios graduados na articulação), manipulação articular (movimento rápido de pequena amplitude), facilitação neuromuscular proprioceptiva (estimulação neuromuscular de padrões de movimentos funcionais), massagem terapêutica, entre outras.

Para utilizar qualquer uma dessas técnicas da terapia manual, o fisioterapeuta deve realizar uma avaliação da condição atual do paciente para assim poder escolher o método mais eficaz, no qual exige um posicionamento articular adequado do paciente como também o posicionamento do fisioterapeuta.


A terapia manual tem como objetivos: afetar as propriedades mecânicas dos tecidos como músculos, fáscias, tendões, nervos, capsulas, reduzindo aderências aumentando a flexibilidade e mobilidade dessas estruturas; estimular informações neurológicas que inibem a transmissão de dor para o Sistema Nervoso Central promovendo analgesia; melhorar a circulação sanguínea e linfática promovendo o relaxamento muscular e redução de edemas.

O fisioterapeuta é o profissional qualificado para aplicar essas técnicas e tirar as dúvidas a respeito de seus benefícios.


Carla Pedroso Correia Fisioterapeuta Clínica Vitalidade Integrada

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page