top of page

Sobre Modelos e Liberdade


😊 Nós realmente tendemos a nos vincular com os modelos de nossos pais?

Se meu pai é dominador e minha mãe submissa, e eu não me identifico com a submissão ou até rejeito ela, tenho uma grande tendência a seguir o modelo de controlador e dominador do meu pai.

Se meu pai foi agressivo e eu me identificava muito com minha mãe e me sentia ameaçado e coagido; é muito fácil me posicionar desta forma em outros relacionamentos e não "exigir o respeito" facilmente aos demais, reproduzindo assim relações abusivas.

Se minha mãe é perfeccionista e ansiosa, sempre reagiu a toda novidade organizando e programando tudo, tenho tendência a ser influenciada por estas características.


🤔Mas uma coisa me intriga muito como terapeuta!

➡️Sei que todos os indivíduos carregam todas as possibilidades de ser, dentro de si, e que estamos fadados a escolher, pois somos diretamente impactados pela pressão do tempo, que é limitado. Aquilo que escolhermos viver, vamos nos desenvolver mais.

Por que nos "diminuirmos" a estas tendências de nossos pais?! E com esta frase, não quero dizer que os pais sempre são errados, culpados, nem nada do tipo. Quero trazer a reflexão de por que não nos permitir a liberdade de todas as possibilidades e escolher aquilo que mais responde à nossa essência? À forma que quero ser, que quero me relacionar, como quero reagir aos eventos da vida?

Mas também sei que quando nos deparamos com a extrema Liberdade que temos, de sermos o que escolhermos ser; (já tive a oportunidade de acompanhar alguns casos assim), como esta sensação pode ser assustadora e ameaçadora em um primeiro momento.

Liberdade demais às vezes se assemelha a falta de referência, falta de parede e teto ou até de chão. ☯️Mas... Também sei que após vencer este passo, vejo pessoas cada vez mais ligadas a seus sentidos de vida, com mais autoconhecimento e apropriação, genuínas. 😊🔝

O que você faria da sua liberdade se ousasse experimenta-la verdadeiramente?

Você conhece as referências interiores que carrega e que gostaria de colorir sua vida à sua maneira?


Marcela Jacob

Psicóloga

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page