top of page

Sentar: difícil tarefa!

Atualmente, muitas pessoas gastam grande parte do seu tempo sentadas, seja no trabalho, na escola, em casa ou em um veículo. Apesar de parecer uma tarefa simples seu posicionamento inadequado é o grande “vilão” de muitas dores, na coluna vertebral como a cervicalgia e lombalgia. A dor é considerada um problema de saúde pública, segundo a Organização Mundial de Saúde. Estima-se que 65 a 80% da população possui ou possuirá, algum dia da vida, um quadro de dor lombar, sendo a maioria relacionada a má postura.


Vamos considerar um sentar “ruim”(figura A) e um sentar “ideal” (figura B).












Sentar-se de modo desleixado aumenta a força exercida em regiões específicas das vértebras, como mostra a linha vermelha. Essa situação faz com que tenha maior pressão nos discos entre as vértebras, favorecendo tanto quadro de dor lombar mecânica quanto o de hérnia de disco.

O posicionamento da pelve, conhecida também como bacia, é fundamental para um bom alinhamento da coluna vertebral, influenciando também o posicionamento da cervical. As pessoas costumam sentar sem apoiar a pelve corretamente, geralmente rodada para trás e com o apoio principal na região lombar, isso favorece a flexão lombar e faz com que a região torácica e cervical se incline levemente para frente (figura A). Esse posicionamento é ainda mais acentuado quando é necessário ver o monitor do computador, por exemplo.

Sentar-se de modo alinhado mantém as curvaturas normais da coluna vertebral no seu devido posicionamento,e isso faz com que a força do peso corporal seja melhor distribuída (figura B). A pelve alinhada, ou sentar sobre os ísquios, que são os “ossinhos do bumbum”, irá favorecer uma leve extensão da coluna vertebral, auxiliando a coluna torácica ficar mais ereta facilitando também um bom posicionamento da cervical. O apoio para os pés e para os membros superiores também é muito importante.

A maioria das pessoas têm dificuldade em manter a postura ideal, principalmente se precisar mantê-la durante várias horas do dia. Sentar-se de modo desleixado por tempo prolongado provoca um risco ocupacional inevitável levando a dores crônicas.

Para melhorar a postura sentada, devemos ter uma combinação de consciência; alinhamento corporal e ativação da musculatura correta; uso de óculos, se necessário; e uso de cadeiras com projeto ergonômico.

Caso tenhamos alguma dificuldade em nos manter na postura correta, é de suma importância buscar o auxílio de um profissional especializado.



Juliane Vieira Fisioterapeuta Clinica Vitalidade Integrada

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page