top of page

Relação Meridiano C com Meridiano ID


🔸Trago um aprofundamento teórico hoje...

🔹Este texto fala de muitas coisas, mas o foco da minha reflexão de hoje está na maneira que explica claramente o que um terapeuta acompanha ao trabalhar pessoas no processo de autoconhecimento. 🎯

.

❓Muitas vezes nos deparamos com interpretações essenciais de nossas vidas que podem nos fazer questionar toda a estrutura e toda nossa base. (Será que minha vida foi um erro? Acho que tenho que sair do meu trabalho!? Meu casamento está fadado ao fracasso!)... 🤔

.

🤸Revirar de cabeça para baixo nossas diretrizes e referências...

.

🔹O que eu mais gostava de fazer, de repente se torna estranho e quase desprezível.

.

🌀O que eu mais temia passa a ser lugar de desejo...

Lembrando que é um momento de importância vital em um processo de amadurecimento!

.

➡️ Mas é necessário ter cuidado com o tempo que estas dúvidas duram! E que estas dúvidas e críticas encontrem respostas e não permaneçam em aberto.

.

☯️ O bem-estar e a integração possíveis de um processo destes é incrível! Uma enorme potência de saúde e cura!

.

🤍 “O coração do ser humano é comparável à água de uma bacia: se a dispomos corretamente, sem a movimentar, as impurezas e a lama se depositam no fundo e a parte de cima fica pura e clara (qing ming 清明) a ponto de distinguir, ao se olhar, sua barba, suas sobrancelhas e suas rugas (li 理).

.

Contudo, basta o mais leve sopro de vento e eis que o fundo da bacia se agita. A pureza e a claridade (qing ming 清明) da superfície se turvam a ponto de não poder mais distinguir corretamente sua silhueta.

.

O mesmo acontece com o coração do homem: guiado pelos sentidos das coisas (li 理), nutrido de pureza (qing 清), sem se desviar por nenhum objeto, discernindo o verdadeiro do falso, afastando o turvo e o duvidoso. Mas se a menor coisa vier lhe solicitar e, com isso, a sua relação com o exterior for alterada, eis que seu coração, no interior, inclina-se e torna-se incapaz de resolver até mesmo as questões mais grosseiras (jue cu li 決 麤 理)”.

XUNZI, capítulo 21 - Kamenarovic

.

🔹Diz também da relação do meridiano do C com ID (responsável por está discernimento)!

.

Marcela Jacob

Acupunturista


49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page