Promessas para o ano novo: expectativas x realidade
- Vitalidade Integrada
- 19 de nov. de 2019
- 2 min de leitura

Quando se inicia um novo ano é muito comum vermos e ouvirmos por todo canto promessas para uma vida diferente. Um novo negócio, aquela viagem que sempre quis fazer, um novo hobby, iniciar uma dieta, uma atividade física, etc.
O clima do ano novo remete a novas possibilidades de fazer tudo diferente. É um novo ciclo que traz consigo a sensação de esperança e o desejo de inovar. Isto não é ruim, pelo contrário, é algo maravilhoso, pois nos impulsiona a modificarmos o que não está bom e sermos pessoas melhores. No entanto, é preciso pensar que tipo de mudanças queremos e do que elas dependem.
O primeiro passo é pensar no que se quer de fato. Se isso vem de motivações externas ou realmente de um desejo próprio. Não faça algo porque outros estão fazendo ou porque é algo “do momento”, faça por que aquilo lhe chama atenção e verdadeiramente lhe fará bem.
Mas por onde começar, como fazer? Comece assim que puder, não protele, não prolongue o início do que se quer fazer. Pense que o hoje é a maior certeza que você tem! Estipule metas possíveis de atingir, comece pelo mais simples. Se for algo que não lhe agrada, mas que você precisa muito fazer, como por exemplo, começar uma atividade física, procure conhecer as opções e comece pelo que mais lhe atrai, até evoluir para atividades novas, permitindo-se conhecer e gostar de outras coisas.
Mudanças geralmente estão atreladas a novos hábitos, o que gera mudanças na rotina, para isso é necessário que se estipule um gatilho para esse novo comportamento, ou seja, algo que o faça iniciar a tarefa. Esse gatilho deve ser algo que você tenha total controle, como por exemplo, um horário especifico, ou associado a outro habito (após o almoço, depois de acordar, etc.). Além disso, é necessário que você escolha uma recompensa, que pode ser algo diretamente relacionado ao hábito, ou simplesmente a sensação de estar fazendo algo bom para si. Mantenha a mente focada no que terá como resultados à longo prazo.
E lembre-se, todo o necessário para fazer um ano incrível já está em você. Permita-se!
(Texto: Ivana Freitas.)
Comments