top of page

Períneo: você já ouviu falar?!


Esse nome tem estado um pouco mais presente nos meios de comunicação e, pouco a pouco, as mulheres estão se sentindo mais à vontade em falar sobre ele. Por isso, gostaria de dar uma atenção especial à elas! Mas, de fato, sobre o que se trata?

O períneo ou assolho pélvico é um conjunto de músculos que se encontra alocado dentro da pelve, tanto do homem como da mulher. Como o nome já nos diz, ele é o “assoalho” e por isso, é responsável por fazer a sustentação de todos os órgãos dentro da nossa bacia, é onde eles estão apoiados. Dentre outras funções que esta estrutura exerce (e daí a importância de falarmos sobre isso) é a de realizar a abertura e fechamento dos esfíncteres e fazer a continência (segurar) da urina e fezes. Dessa maneira, seu mal funcionamento pode ser causa de uma patologia chamada incontinência urinária, no qual o músculo fraco se torna incapaz de segurar a urina numa situação de esforço.

Também, os órgãos sexuais estão localizados ali pelas imediações. Dessa forma, o seu bom funcionamento influencia diretamente na sexualidade.

Ele é um músculo como o abdominal ou o das nossas pernas. Logo, para fortificá-los é importante que eles se exercitem. Os exercícios perineais são altamente recomendados no tratamento da incontinência urinária, mas podem auxiliar também para melhorar a circulação sanguínea na região, tornar sua contração mais eficaz e melhorar o relaxamento.

Por isso, meninas e mulheres, vale a pena conhecer mais de perto esta estrutura que é tão importante no nosso corpo e que tem muito à contribuir para o desenvolvimento do corpo feminino!


Lina Cadamuro

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page