É muito importante pra qualquer um conhecer o próprio corpo, e não seria diferente para o cantor, que usa a voz como instrumento de trabalho.
Porém, ficamos tão maravilhados com a canção que poucas vezes nos perguntamos como o corpo dele está trabalhando para que ele consiga alcançar aquelas notas mantendo a afinação perfeita.
Existe um consenso entre os fonoaudiólogos, professores de canto, cantores, regentes e outros profissionais da voz, sobre a necessidade de trabalhar o corpo para melhorar a expressão vocal, isto é, suavizar o ataque vocal, ampliar a projeção da voz, explorar a ressonância, dominar a coordenação pneumofonoarticulatória, e por fim melhorar aspectos como o ritmo, a velocidade, entre outros.
Vamos então pensar um pouco em algumas das coisas que o cantor deve ter para que não desafine nem um pouquinho:
- Uma boa base (dos pés se ele estiver de pé ou dos ísquios se estiver sentado, por exemplo);
- Uma boa postura, que permite respirar com facilidade e alcançar a máxima capacidade pulmonar, resultando em melhores notas e frases;
- Um bom controle da respiração (diafragmática), uma vez que a respiração consiste em 80% do processo e a ela estão diretamente ligadas a afinação, colocação e volume da voz e resistência do cantor;
- Um bom tônus muscular e uma boa ativação dos músculos do core, que incluem os músculos abdominais. Além de ajudar na postura, a atividade correta deste conjunto de músculos permite modular, regular a pressão expiratória, segundo as exigências da música, ajudando também a respirar corretamente;
- Relaxamento da musculatura do pescoço e ombros para evitar força-las durante o canto.
É muito importante, portanto, que o cantor ou cantora cuide do corpo, prestando atenção ao tipo de exercício praticado.
As modalidades de exercícios alongamento e aquecimento são complementares na preparação do cantor. O aquecimento corporal de cantores deve ser adotado como prática indispensável na preparação da voz, porque previne lesões, promove flexibilidade, favorece o alongamento e garante melhor vibração das pregas vocais. O alongamento muscular garante ao cantor maior resistência e flexibilidade para execução de movimentos e manutenção da postura, devendo ser praticado com regularidade, para que as respostas motoras estejam disponíveis no ato da execução de uma peça. O relaxamento deve ser entendido como diminuição do excesso de tensão nos músculos, sem perda de tônus muscular, que pode ser obtido com exercícios de aquecimento. Vocalizar é um excelente exercício de aquecimento e de alongamento das pregas vocais, porém deve ser antecedido pelo aquecimento corporal, com ênfase no aquecimento da musculatura extrínseca e intrínseca da laringe sem emissão sonora.
Um bom exercício, que abrange todas essas necessidades é o Pilates, muito difundido pelo meio artístico, já que teve seu “nascimento” em Nova Iorque, perto de lugares muito frequentados por atores, bailarinos e cantores, como a própria Broadway.
Texto por: Fernando Pripas
Comentarios