top of page

O consumo de leite no ocidente


O leite e seus derivados são um tema controverso na nutrição mundial. Muitos estudos feitos tentam comprovar seus benefícios, assim como seus malefícios, e a população ocidental, que culturalmente tem o leite como uma das bases da sua alimentação, continua sem total consciência de como ele altera nossa fisiologia.

Para eu explicar melhor tudo isso, antes vocês precisam entender o funcionamento do nosso organismo, segundo a medicina chinesa:

Primeiramente, existem 5 tipos de "energias perversas" que afetam nosso corpo e trazem desequílibrio, gerando doenças:

- Secura - Calor - Vento - Umidade - Frio

Quando tomamos o leite, ele forma a Mucosidade (Uma vertente da energia perversa Umidade), e a Mucosidade é um resíduo formado pelo mau funcionamento do Estômago e do Baço.

Segundo a Medicina Chinesa, o Estômago tem a função de preparar os alimentos que comemos para o aproveitamento energético e nutricional. Já o Baço transforma o que pode ser aproveitado pelo corpo em energia nutritiva que será utilizada, dentre outras funções, para a geração do Sangue no corpo. Toda vez que o Estômago e o Baço entram nesse estágio que suas funções possuem velocidade mais lenta e com menos eficácia, geram essa tal formação de resíduos, ou mucosidade.

E isso é péssimo para nós... Afinal, o acúmulo desses resíduos só traz desarmonia em diversas partes do corpo e começa então, a gerar Umidade pelo corpo todo. Quer exemplos do que a Umidade pode fazer com você? Retenção de líquidos (edemas), inchaço abdominal (trazendo junto uma constipação), dores nas articulações (podendo gerar uma artrite), aumento de peso, problemas respiratórios (asma, bronquite, tosse com pigarro), ou até mesmo uma má formação celular (que posteriormente poderia se tornar um tumor).

"Nossa!! Então você está me dizendo que eu devo parar de tomar leite e consumir seus derivados? IMPOSSÍVEL!!"

Não, veja bem! O leite contribui para o mal funcionamento do nosso corpo, mas isso não quer dizer que você deva excluir ele da sua dieta para sempre! Nós ocidentais temos o costume do consumismo e do exagero e é isso que deve ser mudado!  Que tal diminuir as doses diárias de leite? Que tal adequar isso com atividades físicas? E também, porque não, fazer uma prática de relaxamento como meditação (basta arranjar um lugar tranquilo, colocar uma música calma e se desligar dos problemas do dia a dia)? Lembrem-se: Mente tranquila + corpo em movimento = Ser em equílibrio e livre de doenças.

Deixo então um DESAFIO a vocês! Topam?

Faça o teste: Fique 5 dias sem consumir leite ou seus derivados e observe. Observe sua disposição, seu sono, sua digestão e o seu corpo.  Eu indico esse desafio principalmente as pessoas com uma tendência maior ao acúmulo de resíduos e mucosidade, e as pessoas que já tem uma pré disposição a um metabolismo mais lento! Vocês vão ver mudanças já nos primeiros dias! 


 Carolina D'Ambrósio Acupunturista e terapeuta de Cristais de Oz

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page