top of page

Mobilização pela promoção da saúde e qualidade de vida


Sexta passada, dia 6 de abril, foi o dia da mobilização nacional pela promoção da saúde e da qualidade de vida! Mas nós da Equipe Vitalidade Integrada optamos por estender essa mobilização para a semana inteira, para que isso reverbere para a vida toda de todos vocês!

Como já viram, devem estar recebendo várias dicas online e/ou ao visitar a clínica sobre como melhorar a qualidade de vida, certo? Como está sendo recebê-las?

Com essas dicas vocês podem compreender que têm inúmeras maneiras de lidar com os estresses diários e situações adversas e inevitáveis da vida. Mas alguns de vocês já repararam como é difícil aplicá-las na vida real, mesmo que seja um simples exercício de respiração ou comer devagar? Compreender é uma etapa, mas para executá-las há um caminho a ser percorrido, e as vezes paramos na compreensão e não chegamos a etapa final. Como podemos percorrer esse caminho e conseguir executar diariamente essas dicas? 

Na vida humana observam-se três comportamentos importantíssimos que trabalhando em harmonia obtemos saúde física, emocional e mental: compreensão, significado e manejo. Compreender que tem informações para promoção da qualidade de vida é o primeiro processo. Colocar essas dicas na prática diária seria a última etapa: manejo. Qual seria a etapa que falta quando não conseguimos o manejo? Significado! Ou também chamado de motivação, propósito ou sentido de vida.

Qual seria o significado de colocar em prática as dicas? A resposta é fácil: para ter qualidade de vida, certo? Para alguns a prioridade da vida é ter qualidade de vida, para outros a resposta pode ser diferente.

Pode-se buscar qualidade de vida para:

- Diminuir os sintomas de algum problema de saúde.

- Ter gravidez saudável.

- Ver seu filho crescer e se formar.

- Concretizar algum objetivo profissional.

- Chegar aos 80 anos sem doenças crônicas.

Ou até...

- Conseguir correr uma maratona daqui a 2 meses.

- Ir viajar sem sintomas de alguma doença/desconforto/problema.

E assim segue. O sentido da vida é pessoal e somente você saberá o que realmente o motiva a buscar qualidade de vida e ser mais saudável. Portanto, a chave para pôr em prática as dicas da Equipe Vitalidade Integrada é analisar o que faz o seu coração pulsar mais forte, o que você ama e busca nesta vida! E de todas as dicas oferecidas também é importante verificar qual faz mais sentido na sua vida, pois somente as que fizerem sentido e lhe motivar a seguir em frente serão as opções mais saudáveis para a sua vida.

Portanto, lendo as dicas diárias oferecidas pela equipe (compreensão), sabendo qual o sentido de seguir essas dicas (significado) e conseguir coloca-las em prática (manejo) você terá os três pilares que norteiam a saúde física, mental e emocional! Saboreiem todas as orientações desta semana de qualidade de vida e espero que ecoem na vida de todos vocês! Ótima semana a todos!


Gratidão! 


May Iwama Okuno Fisioterapeuta Especializada em Saúde da Mulher/Antroposofia CREFITO 3/144858-F

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page