top of page

Lidera-te a ti mesmo!


Todos tivemos em algum momento de nossas vidas, modelos de liderança que nos influenciaram: nossos pais, professores, avós, irmãos, chefes, etc.

Quando você olha para trás e procura em suas lembranças de convívio com estas pessoas, percebe a forma que elas te influenciaram:  as que te oprimiram, as que te incentivaram, enxergaram seus talentos e estimularam.

Então... nem precisaríamos estudar muito os manuais da Administração para compreendermos como um bom líder precisa ser para "fazer a diferença". Você certamente já experimentou um bom líder, então saberá muito bem diferenciar o que uma boa liderança faz na vida das pessoas e no ambiente (de trabalho, de família, etc).

Muitas vezes buscamos os programas tradicionais de desenvolvimento de liderança com a expectativa de “aprender a liderar” os outros de forma mais eficaz. Queremos saber como influenciar pessoas, como motivá-las, como fazer com que trabalhem bem em equipe e torná-las mais produtivas.  No entanto, técnicas e conceitos não são suficientes para este “aprendizado”.

Sejamos coerentes- “a lição sabemos de cor...”  Aliás, “Cor” , em latim, quer dizer “coração”. “Saber de cor” é saber “de coração”. Antigamente acreditava-se que a memória residia no coração. Será que não?!  Todos experimentamos modelos e já estamos liderando nossas vidas, então já praticamos a liderança, e, a forma com que exercemos ela dento de nós será, na mesma medida a forma com que lideraremos fora de nós – na empresa, em casa, com nossos filhos... Então, quando quisermos desenvolver a nossa competência “liderança” – devemos olhar para dentro e nos encontrarmos com a Auto -liderança.

Auto-liderança é a forma como você lidera a si mesmo, a sua vida. E acreditem, não é uma tarefa tão fácil, pois somos o tempo todo influenciados e guiados por regras, por instituições, por mídias sociais, todos ditam o que é bom, o que é bem visto, o que é “curtível”, e como ser aceito é uma necessidade premente no ser humano, acabamos desenvolvendo modelos de aceitações pelo outro e pelo mundo. Não seria de todo ruim, se neste processo, não nos desviássemos de nosso caminho, nos perdêssemos de nós mesmos e de nosso propósito de vida.

Diante de um impasse como este, o processo de Coaching é também um processo de ajuda, onde a construção e a vivência de um caminho promoverá, ao final, um lindo encontro de você com você mesmo.



Texto por: Denyse Gebara Santaniello Abejon

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page