top of page

Fisioterapia para Idosos: Necessidade e Realidade


A especialidade da Fisioterapia que atua em indivíduos idosos é a Gerontologia, esta é a ciência que estuda as questões globais do envelhecimento. O objetivo principal do profissional que trabalha nesta área é a promoção da saúde e qualidade de vida, prevenção de doenças, manutenção do estado geral da pessoa idosa e reabilitação de diversas alterações provenientes do envelhecimento ou agravantes com o envelhecimento.

Estima-se que em 2060 a população idosa no Brasil chegue a 26,7% da população total. Uma vez que a realidade do nosso país é o crescente número de idosos, como queremos chegar à esta fase da vida? Saudáveis ou Doentes? Independentes para nossas atividades ou dependentes para boa parte das funções do dia-a-dia? Ou, como queremos que nossos pais e avós se sintam na velhice?

O estímulo às atividades físicas orientadas por especialistas da área é fundamental, tanto para a promoção de saúde, quanto para a reabilitação de alguma doença ou queixa específica. O trabalho do Fisioterapeuta especialista em idosos é um diferencial no mercado, pois ele é preparado para lidar com o idoso de forma integral, considerando todas as alterações fisiológicas que o envelhecimento causa no indivíduo.

A atuação da fisioterapia em idosos é ampla. As principais doenças atendidas e objetivos na fisioterapia são:

Instabilidades posturas

Melhora do equilíbrio

Quedas

Estímulos de memória associados a exercícios

Treino de funções e tarefas do dia-a-dia

Estímulo social e funcional

Doenças neurológicas

Doenças do sistema respiratório

Doenças articulares, como as artroses em geral

Demências

Fortalecimento muscular

Método Pilates para Idosos

Grupos de atividade física

Incontinências urinárias

Fique atento! Se você já está na fase do envelhecimento, Exercite-se! Cuide-se! E tenha o foco sempre no envelhecimento saudável, com muita qualidade de vida! Se você precisa ou conhece algum idoso que necessite de cuidados especializados, não deixe para amanhã. Busque um profissional qualificado para atender às necessidades apresentadas e iniciar um tratamento personalizado.


Dra Larissa Alamino Pereira de Viveiro

Crefito-3/151919-F

Fisioterapeuta

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page