top of page

Fisioterapia nos Distúrbios Vestibulares


Os Distúrbios Vestibulares podem afetar os indivíduos em qualquer idade, mas tem especial importância na população idosa, pois o envelhecimento está diretamente associado ao comprometimento do sistema nervoso central em realizar o processamento dos sinais vestibulares (que darão a informação sobre o movimento do corpo), visuais e proprioceptivos (capacidade de reconhecer  a localização espacial do corpo, sua posição e orientação), responsáveis pela manutenção do equilíbrio corporal, bem como a diminuição da capacidade de modificação dos reflexos adaptativos.

Os sintomas mais comuns são a vertigem e outras tonturas (em situações mais comuns como virar a cabeça e levantar da posição deitada), alteração de equilíbrio postural, distúrbios da marcha, entre outros.

As principais formas de tratamento dos Distúrbios Vestibulares são os medicamentos, cirurgia e reabilitação vestibular. A Fisioterapia irá atuar na Reabilitação Vestibular através de exercícios que ajudarão na melhora da interação vestibulossensorial durante a movimentação da cabeça, a ampliar a estabilidade postural estática e dinâmica e diminuir a sensibilidade a movimentação da cabeça.


Patrícia Oliveira Rosolem Fisioterapeuta

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page