📕"O que quer dizer “voltar-se para si mesmo”?
Utilizar bem seus ouvidos e seus olhos, ter temperança com seus desejos e ânsias, conceber projetos inteligentes (zhi mou 智謀), evitar raciocínios capciosos, fazer seu espírito viajar em lugares sem limites e conduzir seu coração sobre o caminho da espontaneidade (zi ran 自然).
É isto o que permite não confrontar a Natureza (tian 天).
Não confrontando a Natureza, toma-se consciência (zhi 知) da sua própria energia interior (jing 精); tomando consciência da sua própria energia interior, reconhece-se (zhi 知) em si mesmo o espírito (shen 神), e reconhecer em si o espírito é atingir a unidade (yi 一).
Cada um dos dez mil seres que possuem forma apenas se tornam completos depois de
atingir a unidade.
É somente tomando consciência (zhi 知) da unidade que se está em posição de responder às mudanças e às evoluções (bian hua 變化) de todas as coisas, com um espírito insondavelmente vasto, grande, profundo e penetrante.
A prática das virtudes luminosas,
admiráveis, se assemelha aos fogos do sol e da lua, os quais nada pode apagar.
É neste momento que os homens eminentes se mostram e vêm de longe, desde que não os parem.
Os sopros do pensamento (yi qi 意氣) se espalham por toda parte sem que nada os freie,
conquanto seja difícil retê-los.
Desta forma, saber reconhecer a unidade (zhi zhi yi 知知一) é
retornar à verdadeira simplicidade (pu 樸).
LÜSHI CHUNQIU III, 4 - Trad. I. Kamenarovic (Retirado da aulas da Prof Elisabeth Rochat)
Marcela Jacob
Acupunturista
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