top of page

Esporte bem orientado é prática sem lesão


Modalidades esportivas como os treinamentos funcionais e o famoso Crossfit, estão em alta. São atividades que desafiam o equilíbrio, controle motor e força muscular, porém o número de lesões tem aumentado. A carga de treinamento semanal dos atletas também podem contribuir para lesões e os locais lesionados mais frequentes são ombros, joelhos e coluna lombar.

Essas modalidades esportivas exigem altas demandas de controle postural e equilíbrio e requerem integração dos nossos sistemas sensoriais e motores para que haja um gesto motor eficiente. A ativação muscular de cada movimento articular deve ser eficaz para que os movimentos sejam realizados de forma controlada sem sobrecarregar outras regiões do corpo.

É importante que tenhamos uma preparação motora e neurofisiológica antes da atividade como por exemplo aquecimentos que ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo, coordenação e resposta motora obtendo assim, movimentos mais eficientes.

A avaliação funcional do movimento contribui para melhor diagnóstico e tratamento. O movimento realizado com bom alinhamento e controle, evita lesões e sobrecargas.

Procure um de nossos profissionais para realizar uma avaliação do movimento, receber orientações, treinos adequados para sua atividade ou esporte e ser tratado de suas queixas.


Dra. Carla Pedroso Correia Fisioterapeuta CREFITO 3/188741-F

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page