top of page

Dia 23 de Janeiro - Dia Internacional da Medicina Integrativa


A Equipe Vitalidade Integrada comemora no dia 23 de Janeiro o "Dia Internacional da Medicina Integrativa".

Há pouco tempo atrás, falava-se em terapias alternativas, com uma conotação esotérica, quase que charlatã. Hoje em dia, as terapias são conhecidas como complementares e algumas delas estão presentes em hospitais de ponta em São Paulo e até em postos de saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A Medicina Integrativa é a medicina que concebe o ser humano em sua totalidade, integrando os aspectos físicos, mentais, emocionais, espirituais, culturais e sociais. A combinação de todos estes aspectos vai interferir na essência da pessoa e em como ela vive. A grande contribuição desta medicina está na prevenção da saúde. Esta visão é, de fato, um olhar complementar ao da Medicina Convencional, que está dividida em especialistas de cada aspecto ou parte do corpo, dando um enfoque principal ao sintoma.

Todos os tratamentos da Clínica Vitalidade Integrada oferecem uma visão da pessoa como um todo, diferente de um olhar apenas para "a doença" ou "o sintoma". Até porque, em sua base teórica, o sintoma aparece uma vez que o funcionamento do todo (emoção, razão, corpo e espírito) não está em harmonia. Portanto, o objetivo da Clínica permanece sendo identificar como está o funcionamento deste todo, e providenciar condições de vitalidade de forma integrada.

Em especial, os tratamentos de Acupuntura da Clínica seguem este fio condutor. Realizamos uma pesquisa para conhecermos o perfil de nossos pacientes há alguns anos atrás e comparamos com um estudo recente, e identificamos que o perfil de nossos pacientes vem mudando! Nos dois estudos, a maioria dos pacientes de acupuntura chegam à clínica em busca de tratamento para dor; porém, tem crescido significativamente o número de pacientes que chegam em busca de autoconhecimento.

Entendemos que os pacientes chegam para tratar de um sintoma ou dor, e ao conhecerem a proposta da acupuntura para trabalhar a dinâmica interdependente de todos os aspectos de sua vida, permanecem vindo ao tratamento. E como nosso marketing é o famoso "boca a boca", os novos clientes já chegam sabendo como funciona o nosso trabalho e buscam este autoconhecimento.

Tudo isso para dizer que festejamos este dia e queremos divulgar a importância de tratamentos integrativos e preventivos à saúde. As pessoas não precisam sofrer sintomas para aí questionarem o que vêm adoecendo suas vidas; podemos atuar em nossa saúde de forma preventiva. Assim como era na China Antiga, em que o médico era pago apenas enquanto o paciente tinha saúde e, a partir do momento em que adoecia, parava de receber seus honorários; idealizamos que esta busca por prevenção da saúde possa se traduzir em um novo costume em nossa sociedade.

Precisamos de pessoas e relações mais saudáveis!


Dra. Marcela Jacob Psicóloga e Especialista em Acupuntura CRP 06/87365

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page