top of page

Corredores com dores na canela



Dores na canela é comum em corredores de curta, média ou longas distâncias, mesmo em atletas iniciantes ou de alta performance. Esse padrão de dor é chamado de canelite ou periostite medial da tíbia. É uma inflamação da camada superior que cobre a tíbia e dos músculos e tendões dessa região, podendo evoluir em fratura por estresse.

Isso se deve ao uso excessivo da região da perna, por treinos e corridas, no qual o corredor não dá tempo suficiente para os tecidos se recuperarem. Os pés pronados (chatos), a falta de mobilidade de tornozelo e pé e o uso inadequado do calçado ou a mudança do tênis, também podem ser causas dessa dor.

Deve-se analisar a planilha do treino, o local do treino, como superfície irregular ou terreno muito rígido, o tempo dado para recuperação do tecido lesionado, o calçado, a pisada e principalmente a mobilidade articular de tornozelo e pé.

Quero dar atenção a questão da mobilidade articular, pois o corredor se preocupa muito na analise da pisada e mudança do tênis, acaba parando de treinar pela dor, perdendo o condicionamento. Com certeza o repouso aliviará a dor, reduzindo a inflamação, mas quando retorna a corrida, as dores voltam. Isso porque o tratamento não foi completo.

Procure fisioterapeutas que realizam uma boa avaliação funcional, análise do movimento e tratamentos como a terapia manual para ganhar mobilidade articular e readequação da corrida, sem interromper o treino. A analgesia é importante, como o uso de gelo, LASER e TENS (choquinho), mas não é suficiente para alcançar o retorno as pistas.

Bruna Palma, Felipe Oliveira e Maria Fernanda Jacob A equipe da Clínica Vitalidade Integrada está pronta para te atender. Venha nos visitar e marque sua avaliação. contato@vitalidadeintegrada.com.br 11 2495.1239

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page