top of page

Contenção Emocional X Ansiedade Infinita


🔼 Já ouviu falar em Contenção Emocional?!


🔹"O psicanalista W. R. Bion cunhou o termo contenção para se referir à capacidade da mãe de administrar a dor do bebê. 👶

.

▶️ Vale lembrar que a primeira infância não é uma época de alegria, mas de terror. Quando bebês, estamos presos num mundo estranho, incapazes de enxergar direito, constantemente surpreendidos pelo nosso corpo, alarmados com a fome, o vento, os movimentos intestinais, sobrecarregados pelos sentimentos.

.

🔹Estamos quase literalmente sendo atacados. Precisamos da mãe para aplacar o nosso sofrimento e conferir sentido à nossa experiência.

.

👩‍👧À medida que ela o faz, lentamente vamos aprendendo a administrar os nossos estados físicos e emocionais por conta própria.

.

👩‍👦Mas a nossa capacidade de nos conter depende da capacidade da nossa mãe de nos conter: se ela nunca tiver sido beneficiada pela contenção da própria mãe, como poderá nos ensinar algo que desconhece?

.

🤷🏻‍♀️Uma pessoa que nunca tenha aprendido a se conter é acometida de sentimentos de ansiedade pelo resto da vida, sentimentos muito adequadamente chamados de terror sem nome por Bion.

.

▶️ Essa pessoa está permanentemente em busca dessa insaciável contenção em fontes externas: precisa de bebida ou de um baseado para acalmar a ansiedade infinita. 🍾🍻🚬Daí vem a minha dependência."

.

(Livro "A paciente silenciosa" de Alex Michaelides)

.

☯️ Em Acupuntura, aprendemos que estar em equilíbrio ao lado de alguém em desequilíbrio pode ajudar o outro a equilibrar-se! 🎎


Marcela Jacob

Acupunturista

.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page