top of page

Acupuntura na Gravidez



A acupuntura é cada vez mais procurada como opção de tratamento nas doenças como as dores lombares, problemas emocionais e psicológicos como a depressão e a ansiedade, no entanto a acupuntura vai muito além disso! As grávidas também podem se beneficiar.

Há quem diga que acupuntura na gravidez é um risco e se criou um estigma sobre o assunto. Mas na verdade, tudo que é tratamento relacionado a gravidez existem algum tipo de risco. No caso da acupuntura não é diferente. Existem pontos que são contraindicados durante a gravidez por estimularem a região uterina, aumentando o risco de contrações, que podem levar a um aborto espontâneo. Veja bem, não é por isso que as mulheres grávidas não podem fazer acupuntura...Não só podem como devem!

Estudos recentes têm mostrado como a acupuntura pode se tornar um grande aliado das gestantes nesse momento tão importante de suas vidas. Desconfortos como náuseas, dores de cabeça, insônia, intestino preso, dores na lombar, inchaço, ansiedade e depressão são exemplos de alguns dos problemas que a acupuntura pode ajudar a resolver, quando o uso de remédios alopáticos se torna tão limitado.

Além dos desconfortos durante a gestação, a acupuntura também pode ser ótima para preparar a mulher para o que está por vir mantendo o corpo e mente equilibrados, trazendo um bem-estar maior e confiança para enfrentar essa montanha russa que é a maternidade. Não só a mãe se beneficia desse tratamento, mas o feto também; há pontos que ajudam a ter um melhor desenvolvimento, tornando-os bebês mais saudáveis e ajudando a evitar futuras complicações, como problemas respiratórios e alérgicos.

Os riscos são mínimos perto dos benefícios que a acupuntura traz para a gestante e bebê. Não existe época certa para começar o tratamento. A acupuntura é super indicada para a gestação, assim como para o parto, diminuindo as dores do parto, ajudando a descer o leite, aumentando a dilatação e contrações no momento do parto e também auxiliando no posicionamento do bebê intrautero. Além disso, no pós parto, ou seja, durante o puerpério a acupuntura ameniza o baby blues, diminuindo as chances de depressão pós parto e auxilia problemas com as hemorroidas, por exemplo.

Mesmo se você ainda não tem, mas pretende ter um filho, a acupuntura pode te ajudar também a “preparar o terreno” e trabalhar a fertilidade do casal.

Viram só? Não há limites para acupuntura e seus benefícios. Mas não se esqueça que é muito importante sempre buscar por um profissional qualificado! Não hesite em pedir ajuda e fazer seu tratamento, a acupuntura pode-te trazer inúmeros benefícios!


Carolina D'Ambrósio Acupunturista e terapeuta de Cristais de Oz

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page