Acupuntura e Diabetes



ūüéé Pela Medicina Tradicional Chinesa, n√£o existe dissocia√ß√£o do f√≠sico, mental, emocional e energ√©tico, somos um ser indivis√≠vel. Algumas doen√ßas s√£o fruto de um processo, n√£o acontecendo de repente, tem est√°gios de desenvolvimento: primeiro temos desequil√≠brio energ√©tico, que se persistir por muito tempo, se transforma em desequil√≠brio funcional para depois acometer o f√≠sico e at√© o √≥rg√£o.

E cada parte do corpo, √≥rg√£o, possui uma simbologia, um fundo emocional, um padr√£o de pensamento e comportamento. ‚ėĮÔłŹūüĒĚ

A diabetes está relacionada primordialmente ao meridiano do baço e possui algumas características.

Este Meridiano √© respons√°vel pela fun√ß√£o pensamento, quando em desequil√≠brio, preocupa√ß√£o e dificuldade de concentra√ß√£o. O discurso destas pessoas, algumas vezes √© "eu tenho que fazer, eu tenho que cuidar,..." (E n√£o, "eu quero" ou "eu tenho vontade"), at√© pelas pr√≥prias "obriga√ß√Ķes" da diabete, voc√™ n√£o pode simplesmente comer o que gosta e tem vontade, voc√™ 'tem que' muitas vezes restringir e manejar. Com o passar do tempo neste processo, pode haver um peso maior de responsabiliza√ß√£o ou de culpa.

Interessante pensar que corresponde ao elemento terra, que √© o elemento que d√° forma para as coisas, d√° subst√Ęncia, peso.

O movimento energ√©tico quando a energia passa por este Meridiano √© circular, dentro dele mesmo, podendo desenvolver compulsividade, em desequil√≠brio. ūüĒĄ

A responsabilidade ou a culpa trazem peso na vida da pessoa; faltando o elemento água, que traz leveza, prazeres, o deixar fluir, não querer ter controle ou auto confiança.

O sabor do elemento terra é o doce: o diabético usa muita energia em toda esta simbologia mencionada anteriormente; se ele ainda se alimentar com o doce (inclusive carboidrato, frutas), seria como se desse para o corpo mais energia do mesmo Elemento, extremo desequilíbrio!


Cristina Cairo diz que diabetes √© falta de do√ßura na vida. Com o aux√≠lio da Acupuntura, nosso trabalho √© encontrar as outras do√ßuras de se viver (sem ser apenas compensando na comida), contentamento, estrat√©gias de harmonizar o corpo e "de-sobrecarregar" o Elemento Terra da pessoa. ūüćĒūüćüūüć©ūüćßūüć¨

Marcela Jacob

Acupunturista ‚ėĮÔłŹ

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo