top of page
Foto do escritorVitalidade Integrada

Você conhece a ortorexia nervosa?!


É uma doença ainda não reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), nem figura nos manuais de psiquiatria. O termo ortorexia foi usado pela primeira vez por um médico americano em 1998, para definir um grupo de pessoas que apresentavam uma obsessão por comer corretamente.

Diferente de outros transtornos alimentares, como a bulimia ou anorexia nervosa, na ortorexia nervosa a pessoa está mais preocupada com a qualidade dos alimentos: dedica horas ao longo do dia para examinar o que vai comer, lê minuciosamente os rótulos daquilo que compra, só come o que cozinha, pois não confia em restaurantes. Acha que apenas os vegetais e cereais fazem bem ao organismo e evita carnes e enlatados. Existe normalmente uma obsessão pela escolha do alimento, pela maneira como foi preparado e armazenado.

A obsessão em manter uma dieta saudável pode, no entanto, ter o efeito contrário e levar a uma alimentação desequilibrada, com deficiências ou excessos de vitaminas, minerais e outros nutrientes, que podem aumentar o risco de diversas doenças como desnutrição, anemia, depressão, ansiedade, hipocondria, dores musculares e apatia crônica, dentre outras. Além disso, as pessoas com esse distúrbio têm problemas com a vida social, se tornam reticentes a comer fora de casa, podem se distanciar de seus familiares e amigos e adquirir uma personalidade irritadiça.

Especialistas concordam que a solução do problema passa por um tratamento psicológico e nutricional para reequilibrar a alimentação, desestimular práticas excessivas desses comportamentos alimentares e prevenir as recaídas nessa conduta.


Paula Pereira da Silva

Nutricionista, Acupunturista

Clínica Vitalidade Integrada

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page