Buscar
  • Vitalidade Integrada

Vivência de Sensibilização e Expansão Corporal


Em que situações o nosso corpo padece? Sobre o que falam as nossas dores? Que linguagem tem essas cicatrizes e o que elas nos ensinam?  Como tenho cuidado das relações afetivas que me compõe em meio a tantos deveres e exigências do cotidiano? E aquilo que vibra a sua alma? Onde ficamos diante de tantos papéis sociais e obrigações?

O homem contemporâneo vive correndo contra o tempo, acelerado e atrasado, fechado a um tipo de funcionamento onde prioriza-se o dinheiro, o valor das coisas, a exploração dos corpos e a aparência como mercadoria. Nesse modelo mercadológico de existência são criadas necessidades por objetos e a produção de modos de subjetivação alienados, consumistas, serializados numa busca pela identificação de um padrão de beleza sempre inalcançável produzindo inúmeros sintomas, patologias, e nesta perda de contato consigo mesmo a imagem torna-se mais importante que os afetos.

A Terapia pelo Movimento é uma prática terapêutica que tem como objetivo o resgate de si através da escuta do corpo e pesquisa do movimento, ampliando a consciência de si por meio da sensibilização, experimentação e expressão corporal de forma lúdica. Essa prática é embasada na metodologia Angel Vianna de Conscientização do Movimento (Resende,2008). O objetivo é resgatar a vitalidade do corpo, permitir o auto-conhecimento através da abertura dos corpos, ampliando as percepções de si e do mundo, produzindo um corpo mais afetável e potente.

Quando nos movimentamos de formas diferentes também produzimos movimento no pensamento, novas formas de ver, de sentir e criar, assumindo e legitimando nossa própria voz. A saúde, é aqui entendida não como a ausência de doenças ou de sofrimento mas pela capacidade criativa do indivíduo (Winnicott, 1975). Assim, as experiências estéticas como a dança, a pintura, a arte se apresentam como condição para criar novas formas de existência pois despertam esse campo do incomunicável, da imaginação, do vivo, abrindo espaço para o homem ser o artista da sua própria vida, fazendo dela uma obra de arte.


Isadora Lindenbah

Psicóloga


(RESENDE, C. M. Saúde e corpo em movimento: contribuições para uma formalização teórica e prática do método Angel Vianna de Conscientização do Movimento como um instrumento terapêutico. Rio de Janeiro, 2008.)

(WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Trad. José Octávio de A. Abreu e Vanede Nobre. Rio de Janeiro: Imago, 1975.)

0 visualização
Clinica.png

© 2017 Clínica Vitalidade Integrada. Todos os direitos reservados. 

RE: 6977-SP
Rua Purpurina, 155 - Conjunto 96 - Vila Madalena - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2495-1239 /  99892-7936

  • whatsapp-logo-variant
  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto