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Tensão Pré-Menstrual (TPM)


A TPM são sintomas indesejados que acometem as mulheres no período de 10 a 15 dias antes da menstruação. Os sintomas mais característicos são: prisão de ventre, insônia, depressão, aumento do apetite, fadiga, mudanças de humor, falta de atenção, ansiedade, irritabilidade, desejo por doces, dentre tantos outros. Esse distúrbio atinge cerca de 35% das brasileiras e suas causas ainda não foram totalmente descobertas, mas o desequilíbrio que ocorre entre os hormônios estrogênio e progesterona parece ser o mais relevante no surgimento dos sintomas.

Alguns dos nutrientes que ajudam a combater a TPM: * Cálcio: ajuda a diminuir a retenção hídrica e sensibilidade das mamas – leite, semente de gergelim, iogurte, atum, couve.  * Magnésio: reduz a glicemia e a ansiedade – figo, milho, nozes, mamão, amêndoas, maçã, verduras. * Vitamina B6: atua na produção de serotonina e de outras substâncias cerebrais ligadas à saciedade, ao bem-estar geral e retenção de líquidos – gérmen de trigo, amendoim, aveia, nozes, batata, banana. * Ácidos graxos Ômega-3: regulam a produção de substâncias inflamatórias, atuando na diminuição das sensações de dor (cólicas) e sensibilidade maior nos seios – leite, semente de gergelim, iogurte, atum, couve, peixes gordos.

Receita da Hora contra a TPM: Surpresa de abacaxi (suco diurético)

Ingredientes: 2 fatias de abacaxi, ½ copo de água mineral (100ml), 1 col. sopa de farelo de aveia, 1 col. sopa de folhas de espinafre, 1 col. chá de melado de cana, 2 folhas de hortelã para enfeitar.  Modo de Fazer: Bater tudo no liquidificador.


Paula Pereira da Silva

Nutricionista, Acupunturista

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