Na prática clínica é muito comum pacientes relatarem que ao acordar sentem-se cansados, com dor na lombar e/ou na região cervical (pescoço).
O sono compreende um terço da nossa vida, ele tem um papel essencial em manter o equilíbrio bio-psico-social. Estudos mostram que a postura ao dormir pode ser um dos fatores que influenciam a qualidade do sono.
O alinhamento ideal ao dormir é aquele que você colocará o mínimo de estresse nos músculos e articulações. O travesseiro e colchão também influenciarão. O colchão não deve ser extremamente rígido e nem muito macio, pois o conforto está ligado a distribuição da pressão dos principais pontos de apoio do corpo e a manutenção das curvaturas fisiológicas.
Deitar de barriga para cima é uma boa opção, lembrando que seu travesseiro deve manter a curvatura na cervical. Travesseiros altos, ou muito baixos podem causar dor. Pode ser usado também um travesseiro embaixo dos joelhos para aumentar a distribuição de carga na região pélvica.
A postura menos indicada é de barriga para baixo, pois a coluna vertebral fica rodada tensionando suas estruturas. Além das queixas de dor na cervical e lombar, estudos mostraram maior prevalência nas disfunções têmporo-madibulares (articulação da mandíbula) em pessoas que dormiam de barriga para baixo.
A postura mais indicada é de lado. O travesseiro não deve ser baixo, ele tem que preencher o espaço do ombro, permitindo que a cervical fique alinhada. Pode ser colocado um travesseiro também entre as pernas para manter a lombar alinhada, dando um alívio àqueles que têm dor.
Lembre-se que a postura no seu sono, te ajudará a acordar com maior disposição. Se tiver alguma dúvida, pergunte a seu fisioterapeuta!
Drª Juliane Vieira Fisioterapeuta Clínica Vitalidade Integrada Crefito-3/ 175640-F
Comments