Atualmente, muitas pessoas gastam grande parte do seu tempo sentadas, seja no trabalho, na escola, em casa ou em um veículo. Apesar de parecer uma tarefa simples seu posicionamento inadequado é o grande “vilão” de muitas dores, na coluna vertebral como a cervicalgia e lombalgia. A dor é considerada um problema de saúde pública, segundo a Organização Mundial de Saúde. Estima-se que 65 a 80% da população possui ou possuirá, algum dia da vida, um quadro de dor lombar, sendo a maioria relacionada a má postura.
Vamos considerar um sentar “ruim”(figura A) e um sentar “ideal” (figura B).
Sentar-se de modo desleixado aumenta a força exercida em regiões específicas das vértebras, como mostra a linha vermelha. Essa situação faz com que tenha maior pressão nos discos entre as vértebras, favorecendo tanto quadro de dor lombar mecânica quanto o de hérnia de disco.
O posicionamento da pelve, conhecida também como bacia, é fundamental para um bom alinhamento da coluna vertebral, influenciando também o posicionamento da cervical. As pessoas costumam sentar sem apoiar a pelve corretamente, geralmente rodada para trás e com o apoio principal na região lombar, isso favorece a flexão lombar e faz com que a região torácica e cervical se incline levemente para frente (figura A). Esse posicionamento é ainda mais acentuado quando é necessário ver o monitor do computador, por exemplo.
Sentar-se de modo alinhado mantém as curvaturas normais da coluna vertebral no seu devido posicionamento,e isso faz com que a força do peso corporal seja melhor distribuída (figura B). A pelve alinhada, ou sentar sobre os ísquios, que são os “ossinhos do bumbum”, irá favorecer uma leve extensão da coluna vertebral, auxiliando a coluna torácica ficar mais ereta facilitando também um bom posicionamento da cervical. O apoio para os pés e para os membros superiores também é muito importante.
A maioria das pessoas têm dificuldade em manter a postura ideal, principalmente se precisar mantê-la durante várias horas do dia. Sentar-se de modo desleixado por tempo prolongado provoca um risco ocupacional inevitável levando a dores crônicas.
Para melhorar a postura sentada, devemos ter uma combinação de consciência; alinhamento corporal e ativação da musculatura correta; uso de óculos, se necessário; e uso de cadeiras com projeto ergonômico.
Caso tenhamos alguma dificuldade em nos manter na postura correta, é de suma importância buscar o auxílio de um profissional especializado.
Juliane Vieira Fisioterapeuta Clinica Vitalidade Integrada
Comments