top of page

Qual papel você exerce nas Relações? - Sobre fixações


🔹Os pais de Nando o tiveram em um momento em que estavam batalhando por suas conquistas financeiras; tiveram que dar duro para construir um lar, uma segurança financeira e o sustento.


Mas, como todos nós somos limitados, no fim do dia, o casal chegava em casa cansado do trabalho e pouca energia tinham para brincar, cuidar e até 'mimar' Nando.


Às vezes ele dizia que queria um sanduíche à noite, e os pais cansados perguntavam se podia ser apenas um pão, para não precisar ter o trabalho de fazer o sanduíche. 🥪➡️🍞


Ele nasceu em um contexto e foi interpretando que não podia incomodar o outro, dar trabalho, que tinha que se agilizar para ter suas necessidades atendidas.

.

🔹 E este jeito foi sendo reproduzido em suas amizades e relacionamentos amorosos, hoje com seus mais de 25 anos. Em todas suas relações, ele é presença para o outro, mas pouco divide suas verdadeiras questões; providencia o que é necessário, cuida dos pets dos amigos quando eles viajam, mas não consegue se imaginar pedindo o mesmo tipo de ajuda para os mesmos.

.

🔹Houve uma fixação neste posicionamento em relação aos outros. E hoje o que mais queremos e conversamos é sobre a liberdade, sobre a importância de ocupar seu espaço nas relações, de se mostrar mais, até mesmo uma 'vulnerabilidade', pedidos de ajuda e até exigir os sanduíches que tem vontade de comer... 😋

.

Marcela Jacob

Psicóloga


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page