• Vitalidade Integrada

Pilates no Tratamento de Doenças Crônicas


Entendem-se como doenças crônicas não transmissíveis aquelas que adquirimos no decorrer da vida e que apresentam uma progressão lenta como, por exemplo, a diabetes, obesidade, hipertensão e outros. São doenças causadas por múltiplos fatores mas hoje sabe-se que uma das causas são os maus hábitos de vida, como o sedentarismo, má alimentação, estresse, tabagismo e alcoolismo.

De acordo com a OMS (Organização Mundial em Saúde) as doenças crônicas são um problema de saúde pública e em 2030 elas vão ter um crescimento de 50% devido o aumento da expectativa de vida, e apesar de serem advindas do decorrer da idade temos como prevenir seu aparecimento com um novo estilo de vida, através da adoção de  novas práticas como uma alimentação balanceada e atividade física regular.

O Pilates têm uma proposta muito interessante nessa prevenção e até mesmo o controle dessas doenças crônicas, uma vez que o exercício físico é uma das formas que se tem para regular por exemplo a hipertensão e a diabetes.

O Método Pilates propõe exercícios que promovem um condicionamento físico gerando uma remodelação do sistema cardiovascular, como também a liberação de hormônios como a endorfina  trazendo uma sensação de bem estar, da serotonina que regula o sono e o apetite, como também exercícios com carga afim de promover o fortalecimento dos músculos e melhora da postura.

Texto por: Larissa Reis (Fisioterapeuta)

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo