Para chegar às Olimpíadas, atletas de alto rendimento encaram uma preparação puxada, com treino específico, musculação, alimentação regrada e… Pilates!
Cada vez mais o Pilates é procurado por atletas, visando melhorar o rendimento na prática esportiva e prevenir lesões. Competidores das mais variadas modalidades como taekondo, rugby, natação e vôlei procuram complementar seus treinos com Pilates no Brasil e no mundo.
Pilates nas Olimpíadas
Entre alguns medalhistas das Olimpíadas Rio 2016 que são praticantes de Pilates, podemos encontrar Missy Franklin, atleta americana de natação que ganhou ouro no revezamento 4X200 livre, o britânico Andy Murray, medalha de ouro no tênis e a americana Kerri Walsh, medalhista de bronze no vôlei de praia. Entre atletas brasileiros, Julia Vasconcelos, lutadora de taekondo na categoria até 57Kg e a dupla Lara Teixeira e Nayara Figueira do nado sincronizado também praticam o Pilates para complementar seus treinos.
Benefícios para Atletas
A prática do Pilates traz inúmeros benefícios para os atletas, como fortalecimento muscular global e do CORE, com melhora da potência e resistência muscular, melhora da flexibilidade, equilíbrio e coordenação, reduzindo as chances de lesão muscular, melhora da capacidade respiratória e alongamento e relaxamento muscular, importante para a recuperação do atleta no pós-treino. O treino com Pilates é realizado de forma específica e respeita os gestos esportivos e as demandas de cada atleta e sua modalidade.
Pilates no Esporte
Mas é claro que não é apenas para os atletas olímpicos que o Pilates traz benefícios. Seja para um praticante de corrida de rua, para um futebol com os amigos, uma dança de salão, o importante é estar bem com o que te faz bem! O Pilates é para todos e faz bem para o corpo e para a alma!
Por Adriana Sellmer
Comments