🔹Nesta conversa de sábado, falamos muito sobre a relação da Dor e a Psicoterapia.
.
🔄 Como uma impacta a outra de diversas perspectivas diferentes.
.
▪️ Como a dor impacta a qualidade de vida, os relacionamentos, a auto-percepção e o senso de capacidade de viver, trabalhar, existir...
.
▪️Como os fatores psicológicos (bem como ansiedade, depressão, raiva - impulsividade, medo - pânico, vitimismo) afetam a percepção de dor.
.
▪️Abri a porta da "minha salinha de trabalho" e mostrei todos estes casos com exemplos clínicos que já atendi de dor crônica (de cabeça, enxaqueca, cervicogênica, dor lombar e dor na ATM).
▪️Mostrei as diferenças entre si, mesmo com pacientes com a mesma queixa; e falei da relação da dor com as dores emocionais construídas na nossa história de vida.
.
▪️Contei da importância do trabalho multidisciplinar e das interfaces com fisioterapeutas, nutricionistas e médicos (psiquiatras, ortopedistas, neuro).
.
▪️ A importância do vínculo do profissional com o paciente para o trabalho acontecer, de se falar de expectativas realistas com o paciente que sofre.
.
▪️Formas dos outros profissionais encaminharem os pacientes para um tratamento psicoterápico e quais critérios para saber identificar se é preciso ou não.
.
🥰 Foi bem rico, principalmente porque foi uma conversa, e todos perguntaram e trocaram com suas experiências!
.
❤️Adorei o convite clubfisio! Obrigada Ju! 😊
.
Marcela Jacob
Psicóloga
Comments