top of page

Palestra - Psicoterapia e a Dor Crônica


🔹Nesta conversa de sábado, falamos muito sobre a relação da Dor e a Psicoterapia.

.

🔄 Como uma impacta a outra de diversas perspectivas diferentes.

.

▪️ Como a dor impacta a qualidade de vida, os relacionamentos, a auto-percepção e o senso de capacidade de viver, trabalhar, existir...

.

▪️Como os fatores psicológicos (bem como ansiedade, depressão, raiva - impulsividade, medo - pânico, vitimismo) afetam a percepção de dor.

.

▪️Abri a porta da "minha salinha de trabalho" e mostrei todos estes casos com exemplos clínicos que já atendi de dor crônica (de cabeça, enxaqueca, cervicogênica, dor lombar e dor na ATM).


▪️Mostrei as diferenças entre si, mesmo com pacientes com a mesma queixa; e falei da relação da dor com as dores emocionais construídas na nossa história de vida.

.

▪️Contei da importância do trabalho multidisciplinar e das interfaces com fisioterapeutas, nutricionistas e médicos (psiquiatras, ortopedistas, neuro).

.

▪️ A importância do vínculo do profissional com o paciente para o trabalho acontecer, de se falar de expectativas realistas com o paciente que sofre.


.

▪️Formas dos outros profissionais encaminharem os pacientes para um tratamento psicoterápico e quais critérios para saber identificar se é preciso ou não.

.

🥰 Foi bem rico, principalmente porque foi uma conversa, e todos perguntaram e trocaram com suas experiências!

.

❤️Adorei o convite clubfisio! Obrigada Ju! 😊

.

Marcela Jacob

Psicóloga


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page