top of page

O que é familiar para você?


Estava escutando uma pessoa contar sua história... Uma história de infância carregada de violência, agressões físicas, tensões, das formas mais criativas, que eu nunca tinha escutado antes... ...e entendendo as repercussões deste passado em sua vida presente, qual o impacto de uma vivência assim.


Ainda estou começando a conhecer esta pessoa, e entrar neste mundo novo... Mas uma fala que ela trouxe me chamou a atenção e me lembrou de outro paciente que falava a mesma coisa.


Para ela, passar por aquela violência nunca foi algo que trouxe uma revolta interior, muito pelo contrário. Era muito familiar, muito comum... "Todos deviam viver o mesmo que eu"... Depois que foi crescendo mais que foi percebendo que aquela história era muito particular.


Este é um movimento humano muito comum, atribuir aos outros a sua história e suas vivências.


➡️ Quais vivências vc teve em seu passado e que vc pode achar até hoje que todos devem ter vivido isso? Como permitir questionar o que se vive e mudar as referências interiores do que é "certo" e "errado"? Você conhece as pessoas que convive e quais as suas vivências?


Marcela Jacob

Psicóloga


Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page