• Vitalidade Integrada

Já sentiu dores no músculo trapézio?


Essa é uma das queixas mais comuns entre as pessoas que ficam horas na frente do computador, pessoas sedentárias ou que trabalham com movimentos repetitivos dos membros superiores.

A má postura é uma das principais causas desse sintoma. Conseguimos identificar através da palpação, uma rigidez muscular ocasionada pela contratura das fibras musculares que estão sobrecarregadas de tensão do dia a dia. Podemos encontrar também alguns pontos sensíveis de tensão que quando palpados, a dor pode ser sentida em áreas distantes como na cervical e nos ombros.

O trapézio é um músculo que se insere desde o occipital até o meio das costas nos processos espinhosos das vértebras cervicais e torácicas e seguem para a espinha das escápulas, clavícula e acrômio. Ele é dividido em 3 regiões: superior, média e inferior, dessa forma tem a ação de retrair, elevar e deprimir as escápulas, consequentemente deprimindo os ombros. O mau posicionamento das escápulas ou uma inibição da ativação dos músculos que as estabilizam, podem levar a hiperativação do trapézio superior e sobrecarregar outras estruturas articulares.



Para evitarmos esse tipo de dores ou até uma lesão, devemos manter uma boa postura durante nossas atividades de vida diária. Manter-se bem alinhado, desde o apoio dos pés, quadril e a coluna numa posição neutra, conseguimos posicionar melhor as escapulas e a cervical. Segue abaixo algumas dicas para o nosso dia a dia, qualquer dúvida procure um fisioterapeuta.




Drª Carla Pedroso Correia

Fisioterapeuta – Crefito 3/188741-F

Clínica Vitalidade Integrada

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo