Buscar
  • Vitalidade Integrada

Fisioterapia nos Distúrbios Vestibulares


Os Distúrbios Vestibulares podem afetar os indivíduos em qualquer idade, mas tem especial importância na população idosa, pois o envelhecimento está diretamente associado ao comprometimento do sistema nervoso central em realizar o processamento dos sinais vestibulares (que darão a informação sobre o movimento do corpo), visuais e proprioceptivos (capacidade de reconhecer  a localização espacial do corpo, sua posição e orientação), responsáveis pela manutenção do equilíbrio corporal, bem como a diminuição da capacidade de modificação dos reflexos adaptativos.

Os sintomas mais comuns são a vertigem e outras tonturas (em situações mais comuns como virar a cabeça e levantar da posição deitada), alteração de equilíbrio postural, distúrbios da marcha, entre outros.

As principais formas de tratamento dos Distúrbios Vestibulares são os medicamentos, cirurgia e reabilitação vestibular. A Fisioterapia irá atuar na Reabilitação Vestibular através de exercícios que ajudarão na melhora da interação vestibulossensorial durante a movimentação da cabeça, a ampliar a estabilidade postural estática e dinâmica e diminuir a sensibilidade a movimentação da cabeça.


Patrícia Oliveira Rosolem Fisioterapeuta

0 visualização
Clinica.png

© 2017 Clínica Vitalidade Integrada. Todos os direitos reservados. 

RE: 6977-SP
Rua Purpurina, 155 - Conjunto 96 - Vila Madalena - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2495-1239 /  99892-7936

  • whatsapp-logo-variant
  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto