top of page

Dia do Acupunturista - 23 de Março


Dia do Acupunturista

🧡 Trago uma reflexão do nosso papel como acupunturistas de um texto lindíssimo da minha grande mestre Elisabeth Rochat! ⛩️

🔹 " Uma relação se estabelece sempre que seres se encontram. Ela é ainda mais forte quando esses seres se focalizam um no outro, dirigindo a atenção para o outro, como é o caso entre o paciente e o terapeuta.

🔹O terapeuta deve se abrir suficientemente para perceber o desequilíbrio do paciente e ao mesmo tempo manter-se ele mesmo em um equilíbrio o mais perfeitamente possível, sem ao mesmo tempo manifestar nenhuma oposição. Isso não é feito simplesmente, mas unicamente por uma pratica guiada, um constante trabalho sob si mesmo.

🔹O terapeuta deve conhecer os movimentos do qi e seus modelos de interação para estimar suas desordens no paciente e poder trabalhar em suas retificações no paciente e também em si mesmo.

🔸Ele deve lapidar constantemente suas percepções do qi e sua compreensão de suas múltiplas manifestações.

🔸Um terapeuta cujo os sopros estão equilibrados envia uma mensagem de retificação ao paciente que intervém o tratamento de uma maneira não manipulável mas real, ao lado de tudo o que o terapeuta cultiva estritamente na relação para um melhor conhecimento e entendimento: calma do lugar, escuta benevolente da pessoa , consideração de sua história, de seu terreno, etc.

🔹 Retirar um sintoma para que outros apareçam em seguida pois não se atingiu sua raiz não é interessante. O que importa é nutrir a vida.

🔸Quem poderia se contrapor ao desejo legítimo do terapeuta de curar seu paciente? Não se trata de não querer curar seu paciente, e sim de não de se bloquear nesse desejo, ter necessidade para si mesmo. Para que serve esse desejo do terapeuta se ele existe para participar à sua autossatisfação, para lhe enviar uma boa imagem de si mesmo? Não somente isso não serve para nada para o paciente, como pode prejudica-lo, pois, a presença de um desejo, mesmo aquele de aparência legítima e melhor, por um lado, é um obstáculo à abertura do espírito no mundo sensível há tudo o que que está para ser observado e interpretado do outro, e por outro lado, ao mistério mesmo da vida".

.

Feliz dia do Acupunturista 😊🙏🥰


Texto na íntegra: http://elisabethrochat.blogspot.com/2017/02/a-relacao-paciente-e-terapeuta.html

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page