Uma dor não tratada pode causar compensações.
No nosso corpo existem sistemas que em conjunto controlam a realização dos movimentos, eles estão programados para ajustar e realizar uma ação muscular equilibrada e caso necessário, identificam a disfunção e adaptam o corpo para concluir a tarefa independente de como será realizada.
Essa adaptação pode gerar um desempenho muscular inadequado levando a uma disfunção em outra região. Quando realizamos uma tarefa, vários músculos entram em ação para ajustar o movimento e assim agir de forma equilibrada, mas se houver dor, lesão ou disfunção em alguma estrutura, poderá ocorrer compensações em outras regiões do corpo. Por exemplo, uma lesão no joelho irá adaptar a marcha inibindo algum músculo para evitar o movimento que causa dor e procurar um músculo diferente para compensar, dessa forma a médio prazo, o corpo terá mais uma dor/lesão por sobrecarga de outra estrutura.
Por isso a importância de procurarmos um profissional da saúde para avaliar e tratar a disfunção logo no início, para que possamos ter um bom equilíbrio muscular durante nossas funções diárias.
Exercícios físicos com uma boa orientação postural conseguem corrigir nossas compensações diárias, sejam elas por fadiga, má postura, dores e lesões. Eles promovem um bom recrutamento muscular e eliminam as tensões musculares. Você pode encontrar boas orientações com um fisioterapeuta para fazer uma boa escolha de alguma atividade que lhe dê coordenação, consciência corporal e equilíbrio, dessa forma, evitando futuras compensações.
Drª Carla Pedroso Correia
Fisioterapeuta
Crefito 3/188741-F
Clínica Vitalidade Integradav
Comments