Você costuma pensar muito nas coisas que vai viver, em como quer que seja o próximo feriado, como será o seu casamento, e na reunião que terá que conduzir na semana que vem?
Cuidado com as expectativas!
Cuidado com as famosas antecipações mentais, “as pré-ocupações”.
A preocupação é uma tentativa de preparar-se para algo que irá viver, porém, você nunca terá 100% de controle sobre a situação, principalmente, se outras pessoas farão parte. Sempre há o elemento surpresa em todos nós! Quantas vezes você mesmo não se surpreendeu com o que falou em determinada situação ou como reagiu à outra? Assim também acontece com as outras pessoas, ninguém é totalmente previsível.
Pense, interiorize-se e observe a si mesmo: quais são suas verdades fundamentais? Onde você baseia sua segurança pessoal?
Pensamentos como: “tenho que agradar o outro para ser amado”, “gosto de corresponder às expectativas dos outros”, “me cobro mais que cobro os outros”, “tenho que ser perfeito”, “não aceito viver nada diferente do que imaginei e planejei antes”.
Quais são os pensamentos que servem de fundamento para suas atitudes diárias? E o quanto estes pensamentos estão distantes das verdades absolutas?
Verdades absolutas são aquelas que poucas pessoas discordariam, como: “o efeito da gravidade”, “o fato de sermos seres mortais”, “não existe perfeição neste mundo”, “em qualquer relacionamento entre dois adultos, a responsabilidade é compartilhada, não tem como uma pessoa apenas ser culpada”, entre outras.
Quanto mais as suas verdades fundamentais estiverem distante das verdades absolutas, mais sofrimento pode haver.
Para lidar com as inseguranças e os medos pessoais, sugiro inicialmente que fundamente e reflita melhor sobre suas verdades. A outra forma é se permitir amar. Amar de verdade. Se quiser saber mais sobre esta segunda abordagem, posso escrever no próximo informativo da Clínica Vitalidade Integrada.
Marcela Jacob
Psicóloga e Acupunturista
Clínica Vitalidade Integrada
Comments