Buscar
  • Vitalidade Integrada

Campanha da Fraternidade 2012 – Reflexões sobre Saúde Pública


“Saúde é um processo harmonioso de bem-estar físico, psíquico, social e espiritual, e não apenas a ausência de doença, processo que capacita o ser humano a cumprir a missão que Deus lhe destinou, de acordo com a etapa e a condição de vida em que se encontre”.

(cf. p.15 do Texto-Base e Guia para a Pastoral da Saúde na América Latina e no Caribe, CELAM, Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2010, ns 6-7). 

O objetivo geral da atual Campanha é: “refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção dos enfermos e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde” (p. 12 do Texto-Base).

Além disso, há seis objetivos específicos. Estes são:

“a) Disseminar o conceito de bem viver e sensibilizar para a prática de hábitos de vida saudável;

b) Sensibilizar as pessoas para o serviço aos enfermos, o suprimento de suas necessidades e a integração na comunidade;

c) Alertar para a importância da organização da pastoral da Saúde nas comunidades: criar onde não existe, fortalecer onde está incipiente e dinamizá-la onde ela já existe;

d) Difundir dados sobre a realidade da saúde no Brasil e seus desafios, como sua estreita relação com os aspectos sócio-culturais de nossa sociedade;

e) despertar nas comunidades a discussão sobre a realidade da saúde pública, visando à defesa do SUS e a reivindicação do seu justo financiamento; e

f) Qualificar a comunidade para acompanhar as ações da gestão pública e exigir a aplicação dos recursos públicos com transparência, especialmente na saúde” (cf. p. 12 do Texto-Base da CF).

Fica a reflexão: ao longo dos últimos anos, houve mudança no conceito de saúde: de ‘caridade’ para ‘direito’. Como esse direito está sendo “transformado em negócio”? O que nós temos feito em relação a isso?


Oração da Campanha da Fraternidade 2012

Senhor Deus de amor, Pai de bondade, nós vos louvamos e agradecemos pelo dom da vida,pelo amor com que cuidais de toda a criação.

Vosso Filho Jesus Cristo, em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores, sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.

Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.

Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo, e que a saúde se difunda sobre a terra.

Amém.


Fonte: http://www.portalkairos.net/campanhadafraternidade/default.asp

2 visualizações
Clinica.png

© 2017 Clínica Vitalidade Integrada. Todos os direitos reservados. 

RE: 6977-SP
Rua Purpurina, 155 - Conjunto 96 - Vila Madalena - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2495-1239 /  99892-7936

  • whatsapp-logo-variant
  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto