A acupuntura é uma terapia capaz de beneficiar todos os indivíduos, em qualquer fase de sua vida.
Ainda no útero, a aplicação da acupuntura na gestante promove um melhor desenvolvimento do feto, melhora os sintomas da gestação da mãe, favorece o trabalho de parto auxiliando no encaixe do bebê, podendo até acelerar o trabalho de parto quando necessário.
Quando criança os benefícios da acupuntura se multiplicam. Distúrbios comuns como bronquite, asma, crises alérgicas entre outros, apresentam boa resposta ao tratamento por acupuntura. Distúrbios emocionais, tais como agressividade e ciúme excessivo também apresentam boa resposta ao tratamento. Crianças muito pequenas não são tratadas com agulhas. Para tal podem ser utilizados outros recursos como cristais, laser, semente.
Na adolescência o tratamento pode auxiliar essa fase de transição, buscando um equilíbrio emocional, diminuindo problemas decorrentes de síndrome pré-menstrual, transtornos hormonais, acne, ansiedade.
Na vida adulta, as inúmeras responsabilidades adquiridas trazem consequências muitas vezes danosas à saúde, tais como estresse, depressão, ansiedade, cefaleia, tensão muscular, insônia, tendinites, bursites, cervicalgia, dorsalgia. Em todos esses aspectos, sejam eles de origem física ou emocional, a acupuntura tem se mostrado um excelente recurso, possibilitando uma melhor interação corpo e mente, aliviando tensões musculares e tratando problemas já existentes.
Quando o ser humano passa para a chamada “melhor idade” diversas disfunções se tornam mais comuns. Temos então o aparecimento da menopausa nas mulheres e um maior índice de distúrbios ósteo-articulares como artrite, artrose, “bicos de papagaio”. A experiência com acupuntura demonstra uma melhor qualidade de vida dos idosos, com real diminuição das dores, maior capacidade de independência funcional e melhor disposição física e emocional.
Notamos assim que é evidente o benefício da acupuntura nas diferentes etapas da vida, trazendo notadamente uma melhor qualidade de vida em todas essas etapas, possibilitando uma relação crescimento- maturação- envelhecimento mais equilibrada, diminuindo as complicações e as limitações decorrentes de alterações apresentadas ao longo da vida.
Dra. Marina Mathias B. Guimarães Fisioterapeuta especialista em Acupuntura
Crefito 3/73138-F
Comments