Buscar
  • Vitalidade Integrada

A relação das cadeias miofasciais na postura e no movimento


Muitos são os estudiosos que falam ou falaram sobre a importância das cadeias miofasciais, seja num enfoque de funcionalidade, como a pioneira Françoise Meziere, Ida Rolf, Phillipe Souchard e Leopold Busquet, seja sobre a realização dos movimentos a partir da conexão destas cadeias com as cinturas escapular e pélvica, como estudou Bienfait, ou ainda abordando a conexão imediata que elas possuem entre si, de acordo com Thomas Myers.

Independente da abordagem ou das nomenclaturas utilizadas, os autores em questão são unânimes no que se refere ao incrível papel da miofáscia. Esta palavra significa “enfeixados juntos”, o que sugere à conotação de que há uma constituição inseparável entre o músculo e o tecido conjuntivo. Considerando isto, é possível compreender a resposta global do corpo a um simples movimento de um único segmento, o que somente pode ser associado às características do próprio tecido conjuntivo, mais precisamente, à fáscia.

Em seu devido estado de tensão as cadeias miofasciais desempenham papel fundamental na manutenção das posturas e na realização dos movimentos. Sendo assim, qualquer disfunção em alguma cadeia irá gerar consequentemente um trabalho extra em outra, fazendo-a atuar de forma compensatória, acarretando alterações posturais e no movimento, o que leva a quadros dolorosos e comprometimento das tarefas de vida diária.

Neste sentido, entendendo as rotas e conexões entre as cadeias miofasciais e o papel que desempenham nos diversos posicionamentos assumidos pelo corpo humano, é possível desenvolver um ótimo trabalho de reeducação postural e do movimento. Para tanto, existem diversos métodos, e o Pilates é um deles, pois proporciona ao corpo de forma ativa e global, exercícios que envolvem Princípios como o Alinhamento postural, Controle, Fluência e Precisão, e capacidades físicas como flexibilidade e força, resultando dentre muitos benefícios, no perfeito equilíbrio das cadeias miofasciais e atingindo assim um grau elevado de conscientização corporal, o que contribui e muito para a adequação postural e para movimentos realizados de forma mais fluída no dia a dia.


Por Ivana de Freitas

1 visualização
Clinica.png

© 2017 Clínica Vitalidade Integrada. Todos os direitos reservados. 

RE: 6977-SP
Rua Purpurina, 155 - Conjunto 96 - Vila Madalena - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2495-1239 /  99892-7936

  • whatsapp-logo-variant
  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto