Buscar
  • Vitalidade Integrada

A história do Pilates


O Pilates é um método de treinamento muito comum hoje em dia, praticado por pessoas em busca de uma melhor condição física, pacientes com dores e alterações posturais e até atletas de alto rendimento que querem melhorar seu desempenho no esporte.

Mas você sabe quem foi o criador do método e no que ele se baseava?

Joseph Hubertus Pilates, alemão nascido em 1880, era uma criança com diversos problemas de saúde, como asma e raquitismo. Procurando uma solução para seus problemas, praticou diversos esportes como ginástica artística e boxe. Se aprimorou tanto neste último, que virou boxeador profissional.

Durante a I Guerra Mundial, Pilates morava na Inglaterra e foi colocado num campo de prisioneiros. Lá, tornou-se enfermeiro e ensinava a todos exercícios físicos que havia criado. Pilates usava molas dos colchões velhos para os fortalecimentos destes pacientes, o que mais tarde deu origem aos equipamentos que conhecemos hoje, como Cadillac, Reformer e Wunda Chair.

Neste momento, nasceu o método chamado por ele de Contrologia: uma mescla de exercícios dos esportes de luta e ginástica, com os movimentos da yoga e movimentos naturais dos animais.

Em 1926, o alemão emigrou para os Estados Unidos e abriu seu primeiro estúdio, em Nova York. Nos anos 40, grandes bailarinos o procuraram, entre eles: Ruth St. Denis, Ted Shawn, Martha Graham, George Balanchine e Jerome Robbins. Assim, posições e movimentos do ballet foram incorporados à prática.

Joseph Pilates faleceu aos 87 anos. Sua esposa, Clara Pilates, deu continuidade ao trabalho juntamente com alguns de seus seguidores.



Drª Denise Pripas Fisioterapeuta

1 visualização
Clinica.png

© 2017 Clínica Vitalidade Integrada. Todos os direitos reservados. 

RE: 6977-SP
Rua Purpurina, 155 - Conjunto 96 - Vila Madalena - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2495-1239 /  99892-7936

  • whatsapp-logo-variant
  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto