O Pilates é um método de treinamento muito comum hoje em dia, praticado por pessoas em busca de uma melhor condição física, pacientes com dores e alterações posturais e até atletas de alto rendimento que querem melhorar seu desempenho no esporte.
Mas você sabe quem foi o criador do método e no que ele se baseava?
Joseph Hubertus Pilates, alemão nascido em 1880, era uma criança com diversos problemas de saúde, como asma e raquitismo. Procurando uma solução para seus problemas, praticou diversos esportes como ginástica artística e boxe. Se aprimorou tanto neste último, que virou boxeador profissional.
Durante a I Guerra Mundial, Pilates morava na Inglaterra e foi colocado num campo de prisioneiros. Lá, tornou-se enfermeiro e ensinava a todos exercícios físicos que havia criado. Pilates usava molas dos colchões velhos para os fortalecimentos destes pacientes, o que mais tarde deu origem aos equipamentos que conhecemos hoje, como Cadillac, Reformer e Wunda Chair.
Neste momento, nasceu o método chamado por ele de Contrologia: uma mescla de exercícios dos esportes de luta e ginástica, com os movimentos da yoga e movimentos naturais dos animais.
Em 1926, o alemão emigrou para os Estados Unidos e abriu seu primeiro estúdio, em Nova York. Nos anos 40, grandes bailarinos o procuraram, entre eles: Ruth St. Denis, Ted Shawn, Martha Graham, George Balanchine e Jerome Robbins. Assim, posições e movimentos do ballet foram incorporados à prática.
Joseph Pilates faleceu aos 87 anos. Sua esposa, Clara Pilates, deu continuidade ao trabalho juntamente com alguns de seus seguidores.
Drª Denise Pripas Fisioterapeuta
Comments