Lolita San Miguel tem 81 anos de idade e 57 de prática do Método chamado inicialmente de Contrologia. Hoje, estes exercícios estão largamente difundidos em todo o mundo, mais conhecido simplesmente como Pilates. Eu, no auge dos meus 29 anos e com 5 de Pilates (e acreditando estar em plena forma), imaginei que seria uma experiência enriquecedora. Contudo (não é ideia de contraposição), suei, tremi, me afligi com um possível erro na linha dos dedos dos pés!!!!
Ela chegou sorridente, tranquila. Sentou-se e começou a nos contar sobre as rotinas, o dia-a-dia do que era trabalhar com Joseph Pilates. Imagine?! Saber dos detalhes, de como ele acreditava que deveria ser o posicionamento do punho, por exemplo, suas histórias, como gostava de seu café etc. Num tempo em que a ciência do exercício caminhava ainda lenta e que pouco se sabia sobre conceitos de biomecânica como o Core, ele destrinchava em cada um de seus alunos o potencial de cada movimento! E que lindo! Fazer ciência com as próprias mãos!
Lolita também nos contou que a guerra foi de fundamental importância para o desenvolvimento desta técnica, de como condições adversas e a privação de recursos podem nos mostrar outras formas de enxergar o mundo! Depois de dois dias intensos, muitos rolamentos, hundreds e teasers acordei completamente dolorida, mas com a sensação de total renovação! Que este legado não se perca e que o espírito de Joe (carinhosamente chamado assim por Lolita) caminhe sempre conosco!
Texto por: Lina Cadamuro
Comments