Acupuntura

Acupuntura

A acupuntura consiste em um procedimento terapêutico e preventivo de introdução de agulhas metálicas, massagem ou estímulos de calor em certos pontos da pele, mobilizando a energia, promovendo a harmonização do corpo. A acupuntura tem uma eficácia comprovada cientificamente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) tanto em diversas doenças, como nas afecções físicas, dores, nos distúrbios orgânicos, nas desordens mentais e psicossomáticas, nas condições específicas dos homens, mulheres e crianças, e nos problemas oriundos do tratamento de câncer, cirurgias e dependência química.

 

Auriculoterapia

Trata-se de  uma técnica de diagnóstico e tratamento baseada no pavilhão auricular. Aurículo (orelha) + terapia (tratamento), ou seja, um tratamento através da orelha. Quando acontecem desequilíbrios em nosso organismo, ocorrem manifestações equivalentes no ponto ou área da orelha correspondente ao órgão ou função comprometida, através de mudanças morfológicas, na coloração da pele, dor à pressão, baixa resistência elétrica, entre outros. O ponto diagnosticado é então empregado para o tratamento aplicando-se sobre ele agulhas, sementes ou cristais, promovendo assim a melhora dos sintomas e da causa do desequilíbrio.

 

Iridologia

Pela Medicina Tradicional Chinesa, a íris é um microssistema, ou seja, há nela a representação do corpo todo, uma vez que todas as perturbações que ocorreram durante a vida do paciente ficam ali registradas. Este tipo de estudo da íris possibilita acessar o conhecimento a respeito da constituição geral e parcial do indivíduo, de seus aspectos físicos, mentais e psíquicos. É uma técnica meramente de diagnose e vem sendo utilizada para complementar o diagnóstico do paciente, direcionando seu tratamento, seja ele com acupunturista, fitoterápico, nutricionista, ou demais especialidades.

 
 

Moxabustão

Técnica da Medicina Tradicional Chinesa na qual estimulam-se determinados pontos de acupuntura através do calor. Para isso é utilizada  uma planta chamada Artemísia, que possui a propriedade de irradiar calor quando aquecida, auxiliando na analgesia, além de ser antibactericida e antiinflamatória. Dependendo do ponto de acupuntura estimulado, a moxa atua também em questões antiespasmódicas, podendo ser tônica, calmante, digestiva, entre outras.

Ventosaterapia

 

É uma técnica muito utilizada nas costas, mas pode ser aplicada em outras partes do corpo, favorecendo a circulação sanguínea, regularizando o fluxo energético, auxiliando no tratamento de dores, problemas digestivos e respiratórios, cólicas, cefaléia, hipertensão, além de aliviar o estresse. Por induzir as forças reativas do corpo, a terapia pode ser utilizada como recurso preventivo. A ventosa também é utilizada no tratamento de Acupuntura estética, estimulando a circulação linfática.

Acupuntura Estética

 

Na Medicina Oriental, a acupuntura também pode ser utilizada para auxílio estético. A celulite é considerada como uma síndrome de estagnação dos líquidos internos do corpo, e a ação das agulhas permite que a energia local possa acelerar o processo metabólico, diminuindo assim as características já existentes. Já nas varizes, a acupuntura previne o aparecimento de novos vasinhos, minimiza a espessura dos vasos. Já na gordura localizada, a Medicina Chinesa considera que há umidade do corpo, realiza-se acupuntura para retirada dessa “umidade”, restabelecendo o funcionamento dos meridianos, regulando a ansiedade, o apetite e acelerando o metabolismo.

Na região da face, a acupuntura melhora o tônus da pele facial, devolve elasticidade, ativa a circulação sanguínea, linfática e energética da pele, abranda as rugas e marcas de expressão, rejuvenesce e aumenta a viscosidade da pele.

 
Clinica.png

© 2017 Clínica Vitalidade Integrada. Todos os direitos reservados. 

RE: 6977-SP
Rua Purpurina, 155 - Conjunto 96 - Vila Madalena - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2495-1239 /  99892-7936

  • whatsapp-logo-variant
  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto