A articulação temporomandibular (ATM) é uma articulação na boca que muitas vezes o paciente nos procura com dor. Primeiramente, avaliamos essa região para descartar qualquer outra patologia mais grave, não havendo isso, começamos a investigar outros fatores de risco como traumas, estresse emocional, bruxismo, maus hábitos de roer as unhas ou mascar chicletes constantemente que causam a disfunção temporomandibular (DTM). 

 

Outros sintomas frequentes além da dor são dores de cabeça, dificuldade para abrir a boca, dor na face e na região cervical. 

 

Recebo semanalmente pacientes com dores nesta região e vejo como essa dor ou tensão impacta na qualidade de vida.

 

Muitos já chegam com suas placas odontológicas, usadas para dormir, mas as dores muitas vezes continuam.

 

Existem outros tratamentos para a DTM além do odontológico, que podem aliviar as dores e incômodos do distúrbio. Dentre as indicações, estão a fisioterapia, psicologia e a
acupuntura.

 

Tenho muita experiência na fisioterapia e também na acupuntura.

 

A acupuntura é uma técnica dentro da Medicina Tradicional Chinesa que auxilia no reequilíbrio energético, tratando a saúde do paciente como um todo. Além disso, a acupuntura tem uma ação eficiente em analgesia.

 

Faço a avaliação do paciente através da pulsologia e inspeção da língua, verifico os meridianos em desequilíbrio, e trato não só as questões como dores de cabeça, dores cervicais e dores na região da ATM, como também abordo o estresse, a dificuldade em dormir, o bruxismo e os traumas já vividos.

  

 

 

  
 
  

 

Maria Fernanda Jacob
Fisioterapeuta
CREFITO 3/64289-F

Compartilhe:
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn