"És feito de pensamento, afeto e paixão.

 

O que resta é nada além de carne e ossos.

 

Por que nos falam de templos de oração, de atos piedosos?  

 

Somos o caçador e a caça, outono e primavera, noite e dia, o visível e o invisível.

 

Somos o tesouro do espírito.

 

Somos a alma do mundo, livres do peso que vergasta o corpo.

 

Prisioneiros não somos do tempo nem do espaço, nem mesmo da terra que pisamos.

 

No amor fomos gerados.

 

No amor nascemos."

 

 

 

 

Esse trecho do meu poema favorito, escrito por Rumi, fala nesse momento do silêncio e de tudo que o compõe. Dia sete de abril é comemorado o dia do silêncio e essa data tem como intuito conscientizar sobre os males da poluição sonora na vida das pessoas. Pois além de consequências físicas, os altos níveis de ruídos podem provocar estresse e queda brusca na qualidade de vida.

 

Abro um momento para reflexão sobre a importância do silêncio. Como forma de relaxamento fazer silêncio pode ser um importante exercício onde nos livramos dos pesos que fadigam o corpo, mente e espírito, uma forma simples de meditação possibilitando o afastamento de ruídos externos, fazendo mais fácil a conexão com aquilo que somos. Atentando também para os problemas auditivos que podem aparecer precocemente e precisam de atenção e cuidados.

 

O silêncio também é importante forma de amadurecimento pessoal, assim como as folhas caem no outono abrindo caminho para o novo brotar durante a primavera, o nosso silêncio pode representar crescimento pessoal para que posteriormente estejamos prontos a enfrentar os desafios da vida, com segurança e certeza dos nossos ideais.

 

A vida nas grandes cidades com seu ritmo intenso e constante afasta muitas vezes essa realidade silenciosa, mas nada nos impede de criar hábitos que tragam momentos de silêncio a nossa rotina e como Rumi, entender que através do silêncio podemos encontrar muitas coisas, inclusive nós mesmos. 

  

 

 

 

 

 

 

  

Fabiana Barbosa
Fisioterapeuta
CREFITO 3/175362-F

Compartilhe:
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn