Cada vez mais atletas de diferentes modalidades tem procurado o Pilates para complementar seu esporte. Para realizar um gesto esportivo correto, com mais eficiência, é necessário alinhamento corporal, equilíbrio muscular e estabilidade do CORE; todos amplamente trabalhados no método Pilates.



Quando pensamos em ciclistas, seja profissionais ou amadores, podemos ver inúmeros benefícios com a prática do Pilates, tanto no aumento da performance como na diminuição do risco de lesões.



Inicialmente, podemos pensar na respiração: um dos princípios básicos do Pilates é o trabalho respiratório. Para um ciclista conseguir pedalar grandes distâncias, respirar corretamente é essencial.

 

Outro fator importantíssimo é o alinhamento do joelho. Como na bicicleta a pelve e os pés ficam num ponto fixo, o joelho - juntamente com o quadril - faz a maior parte dos movimentos, de forma cíclica e repetitiva. Caso haja um desalinhamento dessa articulação, seja por questões posturais ou por desequilíbrios musculares (caso do valgo dinâmico, por exemplo), o risco de lesões nessa região aumenta exponencialmente.

 

Apesar de relacionarmos a bicicleta com a atividade do membro inferior, não podemos deixar de dar ênfase ao trabalho de fortalecimento e estabilidade da cintura escapular, já que esta sustenta o peso do tronco sobre o guidão. Se as escápulas não tiverem força e resistência, ocorre rotação interna dos ombros, aumentando as dores musculares e tensões em toda região de trapézio e ombros.

 

Por fim, mas não menos importante, é necessário trabalhar o CORE. É muito comum queixas de lombalgia em ciclistas, principalmente os de velocidade e os que fazem muito trabalho na subida. Em ambos os casos, o atleta permanece sentado com  o tronco inclinado para frente, posição na qual há maior sobrecarga na coluna (conforme a figura abaixo). Para evitar lesões como desgaste vertebral, espondilolistese e hérnias de disco, todo o tronco deve ser estável. O Pilates trabalha justamente com essa musculatura estabilizadora em todos os seus exercícios.

 

Sendo assim, o Pilates pode ser considerado um ótimo treino de base para os ciclistas.
  
   

 

 

Denise Pripas
CREFITO-3/133755-F

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