De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas) a terceira idade se inicia por volta dos 60 anos em países subdesenvolvidos, e a partir dos 65 em países desenvolvidos, porém sob o ponto de vista biológico, os geriatras dividem as idades em : Primeira idade: 0 - 20 anos; Segunda idade: 21 - 49 anos, Terceira idade: 50 - 77 anos; Quarta idade: 78 - 105 anos.



A Terceira idade ou “melhor idade” como ficou popularmente conhecida, é uma fase do envelhecimento que é comum a todo individuo, e é uma fase de grandes alterações corporais internas e externas, onde observa-se um desgaste natural do organismo, das suas funções onde ser humano apresenta alterações no seus comportamentos e nas suas percepções de si e da vida.



Sabe-se hoje que esse desgaste natural do individuo dependente da programação genética e das alterações que vão ocorrendo em níveis celular e molecular e dos seus hábitos de vida que resultarão na sua aceleração ou desaceleração.


 
Pensando nos maus hábitos de vida e falta de exercícios que a sociedade da década de 80 levava e leva até hoje, Joseph Pilates criou o método Pilates que inicialmente foi desenvolvido na primeira guerra mundial como meio de restabelecer a saúde dos soldados que estavam doentes através de exercícios que, mais tarde, foram introduzidos pelo seu criador em um estúdio em NY como meio de promoção e prevenção de saúde para a população.

 

Para mantermos nosso corpo saudável é necessário estarmos em equilíbrio, para isso, precisamos da integração entre nossos sistemas, como o muscular (força, flexibilidade, equilíbrio e estabilidade), sistema nervoso (sistemas sensoriais), uma boa alimentação e equilíbrio com nosso eu interior.

 

O pilates é uma ferramenta de exercício físico que trabalha o sistema muscular em toda sua abrangência, força, estabilidade, resistência e condicionamento aeróbico utilizando desde exercícios no solo ou equipamentos sem e com resistência do próprio corpo ou molas além de melhorar sua percepção corporal e melhorar a postura, também estimula nossos sistemas sensoriais a trabalhar de forma mais efetiva, além de ser também é uma ferramenta de interação social.

 

Joseph Hubertus Pilates morreu aos 83 anos. Não se sabe a causa porém ele apresentava um corpo atlético e gozava de uma saúde impecável, como podemos observar na foto abaixo:

 

 

 

 

 “Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem.” (Joseph Hubertus Pilates)

 

 

 

Texto por: Dra. Larissa Reis
Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates 
Crefito 216004-F

Compartilhe:
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn