É sabido que a acupuntura tem cada vez mais ganhando espaço no ocidente. Muitas pessoas buscam atendimento visando solucionar problemas de pele, depressão, insônia, entre tantos outros.



O que pouco se conhece ainda é o benefício da acupuntura, não só como prática curativa, mas como prática preventiva de doenças, promovendo a saúde do ser humano e a não-doença.



A abrangência da medicina chinesa é originalmente muito maior do que a conhecida atualmente. Entende-se como saúde a perfeita harmonia entre o ser humano e o ambiente. Sendo assim, cabia ao médico chinês promover a saúde em todos esses âmbitos, cuidando não só do tratamento com agulhas, mas da dietética, ginástica e inclusive alterando hábitos de vida que poderiam ser prejudiciais, como horas de sono e de trabalho. Hoje, algumas intervenções são difíceis de serem praticadas, mas cabe ao acupunturista tentar zelar pela saúde em todos esses aspectos, respeitando as individualidades e limitações de cada paciente.


 
Na china antiga, o pagamento dos profissionais desse ramo ocorria enquanto a pessoa gozasse de plena saúde. Ao adoecer, o pagamento era cessado até o restabelecimento da saúde, cabendo ao profissional de medicina chinesa fornecer todos os meios para que tal objetivo fosse alcançado.
Hoje nossa sociedade não permite tal forma de atuação, mas isso não desmerece e muito menos se sobressai ao potencial da acupuntura.

 

Assim, muito além de tratar o paciente que adoece, o profissional deve orientá-lo e acompanhá-lo também na saúde, buscando harmonizar suas emoções e energias circulantes nos meridianos para minimizar as potenciais doenças e restabelecer rapidamente a saúde quando ela é perdida.

 

Ao paciente cabe buscar esse equilíbrio através de sessões regulares ao longo do ano, recorrendo ao profissional sempre que necessário, ou quando perceber quaisquer sinais de desequilíbrios. Assim poderá gozar de uma melhor saúde e de uma vida mais equilibrada, mesmo frente às intempéries que somos submetidos diariamente.

 

 

 

Texto por: Dra. Marina Mathias B. Guimarães
Fisioterapeuta especialista em Acupuntura
Crefito 3/73138-F

Compartilhe:
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn