Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/vitalida/public_html/site/plugins/system/gauniversal4joomla/gauniversal4joomla.php on line 24

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/vitalida/public_html/site/plugins/system/gauniversal4joomla/gauniversal4joomla.php on line 26

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/vitalida/public_html/site/plugins/system/gauniversal4joomla/gauniversal4joomla.php on line 27

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/vitalida/public_html/site/plugins/system/gauniversal4joomla/gauniversal4joomla.php on line 28

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/vitalida/public_html/site/plugins/system/gauniversal4joomla/gauniversal4joomla.php on line 29

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/vitalida/public_html/site/plugins/system/gauniversal4joomla/gauniversal4joomla.php on line 30
Importância do condicionamento físico

 

 

 

 

Iniciar um programa de exercícios físicos ou buscar alternativas para melhorar o que já está fazendo é um dos passos mais importantes que todos podem dar para melhorar sua saúde. Algo tão importante também pode ser uma tarefa desencorajadora para alguns. Contudo a prática regular de exercício físico não deve ser algo dispensável, pois os benéficos alcançados são inúmeros.

 

Segundo recomendações do Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM – sigla em Inglês), um programa ideal de condicionamento físico relacionado à saúde deve incluir condicionamento aeróbio, condicionamento muscular, flexibilidade para alcançar melhora na composição corporal.

 

- Condicionamento Aeróbio:

A resistência cardiorrespiratória ou condicionamento aeróbio como também é chamado representa a capacidade do seu coração, vasos sanguíneos e dos pulmões de fornecer oxigênio aos músculos e órgãos envolvidos durante o exercício. A palavra aeróbia significa “com oxigênio”, portanto o corpo utiliza oxigênio para realizar exercícios aeróbios. Exemplos de exercícios cardiorrespiratórios ou aeróbios são: caminhada, corrida, natação dança e esportes como futebol e basquete.

 

- Condicionamento Muscular:

O modo como os músculos se contraem para permitir que você levante, puxe, empurre e manipule de diversas formas os objetos inclui tanto a força para realizar uma atividade de esforço único (como movimentar uma caixa pesada) quanto à resistência muscular que envolve múltiplas contrações ao longo do tempo ou contrações sustentadas. Por exemplo: Levantar várias vezes uma criança ou erguê-la de modo que ela consiga enxergar sobre uma multidão.

Algumas atividades que podem  melhorar o condicionamento muscular são Pilates, musculação, treinamento funcional e exercícios com o próprio peso corporal.

 

- Flexibilidade:

A flexibilidade é a capacidade de uma articulação e dos músculos que a envolvem se moverem com completa ou ótima amplitude de movimento evitando assim movimentos indesejados e ineficientes, dando mais autonomia na prática de esportes (exemplos: ginástica, natação e dança) e nas atividades do dia a dia, como alcançar uma prateleira.

A flexibilidade pode ser mantida ou melhorada por meio de programas que envolvem alongamentos.

 

- Ganhos com o Treinamento Físico:

Como visto anteriormente, um bom nível de condicionamento físico envolvem diversos fatores que podem estar mais presentes em alguns programas de exercícios do que em outros, no qual todos se complementam.

 

Crianças e adolescentes praticantes de exercícios físicos podem apresentar melhora no condicionamento aeróbio, muscular, na saúde óssea e composição corporal favorável. Já os adultos, podem diminuir o risco de morte precoce, doenças cardíacas, diabetes tipo 2, alguns tipos de câncer, pressão alta, síndrome metabólica, AVE  ( Acidente Vascular Encefálico), prevenção do ganho de peso e perda de peso, principalmente quando associado  a uma alimentação saudável.

 

Para pessoas que possuem 60 anos ou mais, os exercícios auxiliam no processo de envelhecimento, na melhora do funcionamento cognitivo, da saúde funcional, no aumento da expectativa de vida saudável, ajudando a regular os níveis de açúcar (glicose) no sangue, com ganhos no condicionamento aeróbio, muscular e na flexibilidade, permitindo assim que o indivíduo tenha mais autonomia.

 

Os benefícios da prática regular de exercícios físicos associados à saúde também se estende a fatores psicológicos, sociais e à saúde mental. O exercício físico alivia fatores da depressão, ansiedade, aumenta a autoconfiança, melhora o humor, induz ao relaxamento físico, promovendo uma imagem corporal positiva, além de estimular a vida social.
 
Muitos são os benefícios para os que se importam com o seu condicionamento físico. A atividade física pode até auxiliar no afastamento do álcool, cigarro, açúcar e de outras drogas. Para nós a pior “droga” é o sedentarismo, a qual vem sendo responsável por um grande número de doenças, e o pior é que pode ser tão viciante quanto às outras drogas. Portanto planeje-se, consulte o seu médico antes de iniciar suas atividades e bons treinos.
 

 

 

Texto por: Yuri Cardoso

Compartilhe:
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn