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Pilates no Vôlei

 

 

 

Há muitos anos o Pilates vem ajudando atletas, tanto na melhora de performance quanto na recuperação de traumas, devido à manutenção de força, flexibilidade e estabilidade no período de recuperação da parte lesionada. A melhora de performance acontece devido ao trabalho de consciência corporal realizado,  voltado para a eficiência de movimento. Um movimento mais eficiente tem um desgaste calórico menor, fazendo com que o atleta possa manter o mesmo nível de performance por um período mais prolongado. Há também um desgaste muscular menor, devido ao aumento da potência e da resistência, diminuindo os movimentos compensatórios responsáveis pela maioria das lesões. Além disso, o Pilates vai fortalecer o centro do corpo, o abdômen e os músculos de sustentação da coluna. Tudo isso, aliado à melhora da propriocepção e equilíbrio, poderá fazer a diferença para que  o atleta tenha mais conquistas junto ao seu time.

 

O vôlei é um esporte de alto impacto composto por jogadas aéreas e de movimentos bem coordenados, como o saque, passe, levantamento, ataque, bloqueio e defesa. Seja para se exercitar ou para competir, apesar de ser um esporte muito prazeroso de praticar, ele não é tão simples, exigindo força e estabilidade de todo o corpo e um bom condicionamento físico, inclusive durante os saltos e aterrissagens, pois demanda muito dos membros superiores e inferiores, da coluna e do quadril. Ou seja, mexe praticamente com o corpo todo, exigindo precisão do movimento para direcionar a bola exatamente onde se quer.

 

Para ter um melhor desempenho durante as partidas de vôlei, seja de quadra ou de praia, e ficar mais protegido contra possíveis lesões, o Pilates, que trabalha o equilíbrio entre a mobilidade e a estabilidade de todas as articulações do corpo, pode ser um bom complemento de treino, proporcionando:

 

- Mais atenção e prontidão para cada jogada, por meio da CONCENTRAÇÃO;

- Um melhor desempenho nas jogadas aéreas, por meio do CONTROLE, da PRECISÃO e da FLUIDEZ;

- Domínio do centro do corpo e controle de onde colocar a força para cada gesto, por meio da CENTRALIZAÇÃO (que é o uso do Power House), o que também aumentara a potência dos ataques;

- Redução do cansaço, por meio da RESPIRAÇÃO;

 

Um corpo mais equilibrado, forte e alongado, diminuindo os riscos de lesões nos joelhos, tornozelos e coluna (que são mais comuns de acontecer neste esporte), ao utilizar todos os princípios harmoniosamente.

 

 

 
Texto por: Fernando Pripas
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