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Atividade Física e Osteoporose

 

  

 

Você sabia que a prática de atividade física regular reduz drasticamente a chance de ocorrência de osteoporose?

 

O interior dos ossos é formado por uma rede de filamentos de cálcio, como mostra a figura acima.  Ao longo do tempo, esses filamentos tendem a ficar mais finos e frágeis, favorecendo a ocorrência de fraturas, devido a menor absorção de cálcio  pelo  organismo. Em  mulheres,  essa queda  de  absorção  do  cálcio  é  ainda  mais acentuada após a menopausa.

 

O que podemos fazer para manter os ossos fortes?

 

Ao praticar atividades físicas, o impacto e a contração muscular causada pela atividade geram um stress nos ossos, fazendo com que o corpo trabalhe para torna-lo mais forte, aumentando a densidade dos filamentos de cálcio para suportar esse stress. Esse fortalecimento pode ser conseguido através de diversas formas, tanto em atividades aeróbicas como corrida, assim como em atividades práticas de musculação ou pilates, por  exemplo.  Quando  praticamos  uma  atividade  como  Pilates,  por  exemplo,  a contração muscular realizada durante os exercícios exerce cargas mecânicas sobre os ossos com suficiente pressão para promover o fortalecimento ósseo. Vale lembrar que esse  fortalecimento  ocorre  em  qualquer  idade,  e  mesmo  em  pessoas  que  já apresentam sinais de enfraquecimento ósseo, precisando apenas de atividades adequadas ao seu estado de saúde.

 

 

(Texto: Roberto Dino - Professor de Educação Física)

 
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