Quem Somos

Idealizada pela Dra. Maria Fernanda Jacob, juntamente com sua irmã a Dra. Marcela Assumpção Jacob, a Clínica Vitalidade Integrada é uma empresa qualificada em atendimentos de fisioterapia, psicologia, acupuntura, pilates, com a meta de estimular uma mudança de vida nos pacientes, integrando o físico, mental, emocional e energético.

 

Drª Maria Fernanda Jacob
Crefito 3/64289-F

“Sempre me interessei pela Fisioterapia, com 15 anos, já tinha certeza do caminho a seguir. No terceiro ano da faculdade, chegou as minhas mãos uma reportagem sobre um curso de Acupuntura. Não conhecia a técnica nem nunca havia recebido nenhuma sessão, mas algo despertou meu interesse e me aventurei em um curso de formação em Medicina Tradicional Chinesa. Concluí em 2002 minha formação tanto em Fisioterapia como em Acupuntura e parti para uma especialização em Ortopedia e Neurologia na Santa Casa de São Paulo. Em seguida, pela Santa Casa, fui convidada a fazer o curso de extensão em Neurocirurgia no Adulto.

Em 2005, após completar a pós-graduação, fui para Itália estudar e conhecer a fisioterapia. Trabalhei bastante em casas de repouso e casas psiquiátricas, mas vi também como a Fisioterapia Brasileira é excelente. Acabei levando muito conhecimento nosso pra lá. De volta ao Brasil, passei a atender pacientes particulares e a trabalhar em algumas clínicas. Numa delas tive a oportunidade de começar a treinar corrida de aventura, e ingressei nesta prática maravilhosa.

Em 2007 montei meu consultório, atendendo Pilates e Acupuntura, que hoje já se tornou uma clínica com 8 profissionais e com atendimentos de Fisioterapia em Ortopedia, Postura (Pilates e RPG), Terapia Manual, Esporte, Psicologia, Medicina Tradicional Chinesa, Massoterapia e Terapias Florais. Em conjunto com excelentes profissionais, montei em 2009 o curso de Pilates Postura Funcional que vem formando excelentes professores, requisitados nas melhores clinicas e academias. Meu atendimento consiste no entendimento da história de vida do meu paciente, seus problemas físicos e emocionais, integrando terapias para promover um tratamento específico e respeitando o estado atual do seu corpo e sua evolução, com a finalidade de atingir o equilíbrio e reestabelecer a saúde, a harmonia e a qualidade de vida do ser humano.”

 

Drª Marcela Assumpção Jacob
CRP 06/87365

“Tudo começou na escolha da profissão! Estudei muito: testes vocacionais, conversas com profissionais, grupos de escolha vocacional. Até que uma professora, ao ver o resultado dos meus testes, sugeriu que eu lesse “Dibs: em busca de si mesmo” de Virginia Mae Axline.

Foi identificação certeira! Sabia que queria Psicologia! Este livro conta a história de um atendimento psicológico de uma criança. Fiquei impressionada como o trabalho que era realizado, de acolhimento, compreensão e direcionamento de uma existência humana em sofrimento. Era isso! Na PUC-SP, minha identificação continuou em carreira clínica, já fascinada com o estudo fenomenológico-existencial. Trabalhei em Recursos Humanos no paralelo com a Psicologia Clínica por 6 anos, desde prefeitura a empresa multinacional.

Para direcionar minha carreira totalmente para Clínica, fui influenciada por minha irmã Fernanda, que me tinha como cobaia dos seus aprendizados em Acupuntura. Senti na pele que esta técnica interfere também em nossas emoções e padrões de pensamento. Com isso, pensei que seria muito interessante uma Psicóloga agregar esta técnica; só não imaginava que a acupuntura ampliaria tanto meu conhecimento e recursos para este trabalho. Atualmente, já formada pela ABA em Acupuntura e terminando minha pós-graduação pela ATTA. Realizei um intercâmbio para China em 2012, onde recebi aulas teóricas e prática nos Hospitais de referência em Beijing – Centro Internacional de Formação em Acupuntura – Hospital de Acupuntura e Moxabustão de Beijing; Centro de Medicina Taoista Chinesa de QiGong e Hospital de Medicina Tibetana.

Meus atendimentos têm como foco principal o trabalhar as dores físicas, emocionais e psíquicas, depois integrar todas estas partes com o foco no sentido existencial do cliente. O objetivo dos atendimentos é trazer uma reflexão sobre uma vida mais autêntica, mais integrada, harmônica e cheia de vitalidade! Vale ressaltar que em nosso trabalho zelamos pela coerência do que propomos aos pacientes com o que vivemos. Como exemplo, acho importante contar a minha experiência de tratamento da minha escoliose – um desvio da coluna vertebral. Recebi no final de 2006 a recomendação cirúrgica, o que me assustou por se tratar de um procedimento muito invasivo e radical. Após recorrer a vários pareceres médicos, optei por adotar uma conduta conservadora, não quis fazer a cirurgia e iniciei um trabalho de três sessões de fisioterapia por semana, adicionado a sessões de acupuntura, floral de Bach e ventosaterapia.

As sessões de fisioterapia tinham como método o Pilates Postura Funcional, em que aprendi a ter mais percepção corporal, equilíbrio, coordenação motora além de reabilitar minha coluna para um desvio mais compensado possível. Nas sessões de Acupuntura adicionada a conhecimentos Psicossomáticos envolvidos na escoliose, percebi que eu tinha que mudar de atitude, que a coluna representa “meu eixo”, “meu pilar”; e este tinha que ser o mais reto possível, com menos indecisão, com mais certezas emocionais e psíquicas. A ventosaterapia foi uma técnica que liberava a minha rigidez muscular na região da coluna e principalmente entre as costelas, permitindo uma maior flexibilidade e jogo de cintura. Busquei praticar esta simbologia com o auxílio de Florais de Bach para tratar o fundo emocional.

No início de 2012, meu ortopedista elogiou o trabalho que foi realizado neste período de quatro anos e disse que eu não preciso mais realizar cirurgia, que em toda sua experiência médica nunca viu alguém alterar sua estrutura óssea desta maneira. Hoje, mantenho o tratamento preventivo, diminuindo apenas um pouco a frequência, mas vou continuar sempre, por acreditar que ainda posso melhorar minha qualidade de vida.”

Compartilhe:
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn